Ciência e Tecnologia

Técnico integra projeto que quer ajudar empresas a utilizar a inteligência artificial e computação de elevado desempenho

Projeto ATTRACT é um consórcio de 23 entidades nacionais que aposta na inovação e na modernização de pequenas e médias empresas e serviços do estado em Portugal. Técnico coordena na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A disponibilização de cursos na área da Inteligência Artificial para pequenas e médias empresas e visitas técnicas a vários projetos pilotos em desenvolvimento no Técnico nas áreas da informática, física, robótica e mecânica são algumas das atividades que o Instituto Superior Técnico desenvolverá no âmbito da sua participação no projeto ATTRACT (Digital Innovation Hub for ArTificial InTelligence and High-PeRformAnce CompuTing). O projeto, que conta com o financiamento do Digital Europe Programme e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será apresentado às empresas, às entidades do estado e à sociedade em geral no dia 10 de janeiro de 2024, no Palácio do Freixo, no Porto.

O projeto ATTRACT assume-se como um nó da rede Europeia de polos de inovação digital, criado para apoiar pequenas e médias empresas e serviços do estado, em Portugal, na utilização de Inteligência Artificial (IA) e computação de elevado desempenho (HPC – do inglês High-performance computing) no seu processo de modernização e de criação de novas propostas de valor inovadoras. Está a ser implementado por um consórcio de 23 entidades, incluindo o Instituto Superior Técnico, cobrindo todo o território nacional, com competências na área do ensino e inovação, na área de transferência de tecnologia, na ligação às empresas em todos os sectores de atividade e na prestação de serviços de infraestrutura computacional.

“O Técnico tem um papel bastante horizontal neste projeto, contribuindo para vários grupos de trabalho com foco quer na formação, quer no apoio à criação de projetos demonstradores, quer ao nível da consultoria técnica e científica nas duas áreas principais: IA e HPC”, explica Ana Teresa Freitas, professora do Técnico, investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e responsável pela participação do Técnico no projeto. Exemplo disso será o desenvolvimento, através da plataforma de formação avançada Técnico +, de cursos na área da IA para pequenas e médias empresas com custos reduzidos até 87,5% do seu valor real, e as visitas, nas áreas de IA e HPC, para empresas às infraestruturas do Técnico e a projetos pilotos. “Desta forma, será possível colocar as infraestruturas e o conhecimento que existe no Técnico ao serviço das empresas, para que de uma forma muito mais célere possam desenvolver soluções inovadoras com estas novas tecnologias”, justifica.

Coordenando as atividades na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o Técnico promoveu já dois encontros com as outras entidades do consórcio da região para articular o contacto com as empresas. “Não existe um sector principal para apoio às empresas. Todas as empresas da região de LVT estão convidadas a fazer uso do apoio financeiro, de conhecimento, técnico, e tecnológico disponibilizado pelo projeto”, explica.

Desenvolver ferramentas e soluções de valor acrescentado para startups e empresas

O Técnico pretende, através do projeto ATTRACT, “desenvolver atividades muito direcionadas às empresas que estão na sua rede de parceiros e na sua rede de startups por forma a criar momentos, ferramentas e soluções de valor muito acrescentado para estas empresas. O projeto está desenhado por forma a que a colaboração com as empresas seja focada nas necessidades particulares de cada uma e não num modelo alargado de soluções “one fits all”, explica Ana Teresa Freitas. Nesse sentido, o polo ATTRACT disponibiliza diversos serviços altamente subsidiados com um leque bastante grande de aplicações. Os apoios disponíveis às empresas podem reduzir os custos dos serviços até 87,5%. Estes serviços são:

• Apoio ao desenho, conceção e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções utilizando inteligência artificial (IA) e/ou computação avançada de alto desempenho (HPC)
  • Demonstração e apoio ao teste e experimentação de tecnologias de IA e HPC em laboratórios, infraestruturas e instalações de experimentação já existentes nos membros do consórcio
  • Apoio na elaboração de estudos de adequação e viabilidade técnica e comercial de sistemas IA e HPC
  • Formação avançada e mentoria para empresas e profissionais que pretendam utilizar IA e/ HPC
  • Apoio a empresas e entidades públicas no desenvolvimento estratégico e de negócio, no desenho e na procura de financiamento nacional e europeu para projetos de inovação e de investimento

Durante o mês de janeiro de 2024, este polo digital de inovação publicará um catálogo com todos os serviços que vão poder ser apresentados às empresas e entidades públicas.
O polo ATTRACT pretende também estabelecer ligações a outros polos da rede Europeia de Inovação Digital, com o objetivo de criar sinergias e oportunidades para as empresas nacionais quer a nível nacional, quer a nível europeu.

O projeto ATTRACT decorre até 2025 e tem como parceiros centros de investigação, universidades, laboratórios colaborativos, duas associações empresariais e uma empresa de inovação. Os parceiros encontraram-se pela primeira vez a 27 de junho, na reunião de arranque do projeto ATTRACT.