Cerimónia de entrega do Prémio “Vencer o Adamastor”

Técnico Innovation Center powered by Fidelidade

Dia 23 de julho, às 17h, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade

Data: 23 de julho
Local: Técnico Innovation Center powered by Fidelidade

«A cerimónia de entrega do Prémio “Vencer o Adamastor” terá lugar no próximo dia 23 de julho de 2024, pelas 17 horas, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade.

O Prémio “Vencer o Adamastor”, no valor de 20.000€, é uma iniciativa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e do Jornal Público que distingue trabalhos inovadores de jovens cientistas na área das tecnologias de informação e comunicação que revelem não só excelência científica, mas também potencial para desenvolvimento económico.

Na segunda edição do Prémio, o Júri, presidido pelo Prof. José Tribolet, decidiu premiar Manuel Goulão, pelo trabalho intitulado “Post-Quantum Secure Multi-Party Computation: Cryptography Fighting for a More Private and Egalitarian Future”. O trabalho distinguido foca-se no desenvolvimento de uma abordagem que permita preservar a privacidade das comunicações perante a possibilidade de existirem computadores quânticos capazes de quebrar as cifras que têm sido usadas até hoje.

Manuel Goulão, graduou-se pelo Instituto Superior Técnico e é atualmente investigador do Okinawa Institute of Science and Technology, no Japão.»

Programa:

• 16:45 – Receção dos participantes
  • 17:00 – Abertura pelo presidente do Instituto Superior Técnico – Rogério Colaço
  • 17:10 – Apresentação do prémio pelo presidente do INESC – Arlindo Oliveira
  • 17:20 – Intervenção do diretor do Público – David Pontes (TBC)
  • 17:30 – Entrega do prémio – Fernando Alexandre e José Tribolet
  • 17:35 – Apresentação do trabalho pelo premiado – Manuel Goulão
  • 17:50 – Intervenção do reitor da Universidade de Lisboa – Luís Ferreira (TBC)
  • 18:00 – Encerramento pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação – Fernando Alexandre
  • 18:20 – Porto de Honra
  • 19:00 – Fim