Eventos

CiTUA-IST ARCH TALKS | PhD Week Fall – “Cross-cutting relationships between the arts: Cinema as a document of architecture”

DECivil (VA5), campus Alameda

Dia 8 de outubro, das 11h30 às 12h30, no DECivil (VA5), campus Alameda

Data: 8 de outubro
Hora: Das 11h30 às 12h30
Local: DECivil (VA5), campus Alameda
Mais informações: Site Oficial

«Na próxima 4.ª feira, dia 8 outubro, das 11h30 às 12h30, o CiTUA recebe a professora Alba Zarza Arribas que apresentará uma theory open session intitulada “Cross-cutting relationships between the arts”. Cinema as a document of architecture – dedicada às suas pesquisas na interseção entre arte e cinema.

Alba Zarza Arribas é arquiteta (Licenciatura em Fundamentos da Arquitetura, 2015; Mestrado em Arquitetura, 2016) e Doutorada em Arquitetura (2023) pela Universidade de Valladolid (Espanha). É também Especialista em História e Estética da Cinematografia (2020) e Especialista Profissional em Tecnologias Avançadas para a Gestão e Documentação do Património Cultural (2025).

Tem desenvolvido a sua atividade de investigação no Departamento de Teoria da Arquitetura e Projetos Arquitetónicos da Universidade de Valladolid, no CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo, na Escola Superior Artística do Porto e no DINÂMIA’CET-Iscte | Centro de Estudos das Mudanças Socioeconómicas e do Território do ISCTE| Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), participando nos projetos europeus «MODSCAPES – Modernist Reinventions of the Rural Landscape“ (HERA 15.097) e ”ReARQ.IB – Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)” (ERC Starting Grant GA949686). Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Rey Juan Carlos (Espanha).

Desde 2023, é membro do IUU | Instituto Universitário de Urbanismo e, desde 2025, do CTRI | Centro Tordesillas de Relações com a Ibero-América e da Cátedra do Brasil da Universidade de Valladolid. As suas linhas de investigação centram-se na história da arquitetura, nas políticas de construção pública e na relação entre arquitetura e cinema desenvolvidas na Península Ibérica durante o século XX.»