No próximo dia 13 de março, no Espaço Caleidoscópio (ULisboa), realizar-se-á uma sessão comemorativa do evento que marcou o arranque estruturado das atividades científicas nacionais na Antártida e que criou as raízes para um programa polar nacional – o IV Ano Polar Internacional 2007-08 (IV API).
A sessão é uma homenagem ao professor João Sentieiro que, enquanto Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de 2006 a 2011, ajudou decisivamente na implementação do Programa Polar Português (PROPOLAR), sendo um dos principais promotores da ciência polar nacional.
A conferência “Da Terra australis incognita ao Programa Polar Português”, onde vários especialistas irão apresentar os desenvolvimentos da ciência polar nacional nos últimos dez anos, iniciar-se-á às 14:30h.
Proceder-se-á também à assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Instituto Antártico Búlgaro (IAB), bem como à inauguração da exposição «Terra Australis: da geografia do imaginário à cartografia do real».
Local: Espaço Caleidoscópio – Centro Académico da ULisboa, zona Norte do Jardim do Campo Grande, Lisboa.