Eventos

Conferência final do projeto “PAB_LivingLab”

Sala da Assembleia do Palácio Marqueses da Praia e Monforte, Parque Adão Barata (PAB), Loures

Data: 22 de abril
Hora: Das 14h30 e as 17h15
Local: Sala da Assembleia do Palácio Marqueses da Praia e Monforte, Parque Adão Barata (PAB), Loures
Mais informações: Cartaz e programa da conferência I Inscrições

«A AIDGLOBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico, a bim+, a dstsolar e a innovationpoint, organiza a Conferência Final “Laboratório Vivo – Descarbonização e Inovação no Parque Adão Barata (PAB)”, no próximo dia 22 de abril, entre as 14h30 e as 17h15, na Sala da Assembleia do Palácio Marqueses da Praia e Monforte, no Parque Adão Barata (PAB), em Loures.

Sob a premissa de contribuir para uma cidade mais sustentável, pensando-a não apenas do ponto de vista económico e social mas também ao nível ambiental, a Conferência contará como oradores/as as entidades parceiras do projeto que darão a conhecer os resultados alcançados, baseados no balanço de um trabalho conjunto realizado ao longo de três anos, entre 2021 e 2024, e as inovações tecnológicas sustentáveis implementadas que visam reduzir as emissões de CO2 e melhorar a qualidade do ar do PAB.

Da instalação de um sistema de rega inteligente, da eficiência energética e o melhor uso dos recursos da criação, de um plano para a gestão de resíduos ou de um sistema de sensorização que permite gerir a qualidade do ar, da promoção da mobilidade sustentável e da aposta na economia circular até à mobilização da comunidade em torno do Parque, são algumas das atividades levadas a cabo pelo projeto e que serão abordadas no encontro.

Na Conferência será destacado o papel de Loures enquanto smart city. As cidades inteligentes são territórios que usam as tecnologias para criar soluções em prol da descarbonização. As estratégias implementadas no Parque Adão Barata, que serão apresentadas no evento, permitem uma melhor gestão dos já escassos recursos naturais, promovem o uso de meios de transporte alternativos, como a bicicleta, e permitem aos condutores saberem, mais rapidamente, onde estacionar, entre outras inovações que levam a uma redução do CO2. Será, ainda, dado destaque à implementação de uma comunidade de energia inteligente que permite o armazenamento e a partilha de energia solar, e à transformação de edifícios em equipamentos carbono zero.

No contexto atual de urbanização acelerada e mudanças climáticas, a sustentabilidade urbana tornou-se uma prioridade global, tendo em vista criar alternativas que promovam os espaços verdes urbanos, o bem-estar humano e a saúde do planeta. Nessa linha de pensamento, o projeto contribuiu para que o Parque Adão Barata se tornasse, atualmente, um bom exemplo de um ambiente urbano mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável, um Laboratório Vivo para a Descarbonização, que adota tecnologias limpas e contribui para qualidade de vida e uma maior conexão com a natureza, nas áreas urbanas. Assim o requer o Objetivo 11 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.»