Conferência Light Cone 2016

Técnico - Campus Alameda

A Conferência Light Cone 2016 (LC2016) realiza-se no Técnico, entre 5 a 8 de setembro.

O organismo internacional ILCAC, Inc. escolheu o Técnico para anfitrião da edição 2016 da sua conferência anual. Um dos objetivos desta prestigiada série de conferências é motivar estudantes e jovens investigadores para a liderança no domínio de física nuclear e hadrónica. A Conferência Light Cone 2016 (LC2016) terá assim lugar de 5 a 8 de setembro, no Anfiteatro Abreu Faro, do Complexo Interdisciplinar do Técnico.

Os temas são a descrição relativista rigorosa de hadrões, como o protão, e outros núcleos com maior massa, explorando métodos especiais de quantização, e o papel da interação forte entre quarks na emergência dessas estruturas complexas.

A LC2016 projeta ainda a era de grande antecipação de medições, a realizar num futuro próximo, em instalações experimentais de larga escala, como o Jefferson Laboratory (JLAB, nos Estados Unidos), FAIR no GSI (Alemanha) e J-PARC (Japão).

Os oradores incluem cientistas de instituições JLAB, Universidade de Iowa, Iowa State, Cambridge, Stanford e MIT. A palestra de abertura, por James P. Vary , Iowa State University, “Trends and Prospects in Nuclear and Hadron Physics: a straight or winding road?”, dirigida ao público em geral, irá focar elementos fundamentais e nova tecnologia na área de Física Nuclear e Hadrónica.

A Comissão Organizadora é presidida por Teresa Peña do CFTP, sendo a conferência financiada pela FCT, pela JSA, Jefferson Science Associates, LLC, e pelo Jefferson Laboratory.

Mais informações.