Conferência Unite! “Mission Ocean restore our Ocean and Waters”

Técnico - Campus Alameda e Online

Dia 22 de março, às 9h45, na sala de Reuniões do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico e Online

Data: 22 de março
Hora: 9h45
Local: Sala de Reuniões do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda e Online
Mais informações: Programa I Inscrições

«O projeto Unite!WIDENING iniciado em janeiro de 2024 foi concebido para ser um projeto embebido no ecossistema da Aliança de Universidades Europeias – Unite!. É neste contexto que decorrerá, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico, no próximo dia 22 de março, a conferência “Mission Ocean restore our Ocean and Waters”.

Este Projeto visa amplificar a visibilidade da excelência científica das universidades dos países Widening, e de toda a Aliança, através de uma cooperação crescente e interligada com os grandes desafios societais embebidos nas Missões.

O consórcio envolve nove universidades europeias líderes na investigação e educação, também parceiras da University Alliance Unite!, duas delas em países Widening, dois parques de C&T, uma agência de desenvolvimento e uma PME de gestão da inovação.

Um dos objetivos específicos do projeto consiste em fortalecer a competitividade global e a visibilidade internacional das Universidades que integram o projeto, criando massa crítica em áreas-chave como a transição verde, a digitalização e as áreas de Missão do Horizonte Europa.

Para identificar as principais áreas de RD&I o projeto analisará políticas e documentos relevantes a nível da UE, como as 5 Missões da UE Horizonte 2030 (em particular Mission Cities, Mission Adaptation e Mission Ocean) entre outros. Esta análise resultará na identificação dos pontos fortes e das necessidades dos países em expansão na transição verde, reforçada pela identificação de áreas de RD&I de interesse para projetos de investigação comuns.

A Missão Oceano da UE visa proteger e recuperar a sustentabilidade dos nossos oceanos e águas através da investigação e inovação, da participação dos nossos cidadãos e de investimentos na economia azul. A nova abordagem sistêmica da Missão aborda o oceano e as águas como um todo e desempenha um papel fundamental na conquista da neutralidade climática e na recuperação da natureza.

Os três objetivos da Missão “Restaurar os nossos oceanos e águas até 2030” são:

• Proteger e recuperar os ecossistemas marinhos e de água doce e a biodiversidade, em conformidade com a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030;
  • Prevenir e eliminar a poluição dos nossos oceanos, mares e águas, em conformidade com o Plano de Ação da UE para a Poluição Zero do Ar, da Água e do Solo;
  • Tornar a economia azul sustentável neutra em carbono e circular, em conformidade com a proposta da Lei Europeia do Clima e a visão holística consagrada na Estratégia para a Economia Azul Sustentável.»