Dia Internacional das Raparigas nas TIC 2022

Técnico - Campus do Taguspark

No próximo dia 28 de abril comemorar-se-á o Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Tecnologias de Informação e Comunicação (Girls in ICT 2022). Assinalado todos os anos, este dia pretende trazer à agenda internacional, a importância do empoderamento de raparigas e jovens mulheres e da sua participação nestas áreas científicas. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Agência especializada das Nações Unidas para as TIC (International Telecommunication Union – ITU) fundada em 1985.

O Instituto Superior Técnico juntar-se-á a esta iniciativa com a apresentação do projeto GirlStem@ISTTaguspark. No Campus do Taguspark serão dinamizadas. no dia 28 de abril, entre as 9h e as 17h, atividades pensadas, tanto para o público em geral, como para estudantes do ensino secundário e do Técnico.

As atividades decorrerão no período das 9h45 às 16h45 e estão sujeitas a inscrição prévia (o número de inscrições é limitado) através deste formulário.

Para as escolas secundárias as inscrições deverão ser feitas através deste formulário.

9h00 – Painel: “Estratégia para Raparigas nas Áreas de STEM

• GirlStem@ISTTaguspark
    Helena Galhardas, Vice-Presidente para a Gestão do Campus do Taguspark
  • Jornada da Heroína Aprendiz
    Ana Moura Santos, Membro da Comissão de Gestão do Campus do Taguspark para o Apoio ao Estudante
  • Como Atrair Raparigas para a Ciência
    Joana Lobo Antunes, Coordenadora da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico

– Pausa –

• 14h00 – “O Mundo Mágico da Tecnologia não possuiu atalhos.
    César Brod, Diretor, LPI – Linux Professional Institute
  • 15h00 – Workshop do LPI
    Para: alunas do Técnico

Durante a duração do evento, entre as 9h00 e as 17h00, poderá ser visitada a Exposição “ELÁs”.
O olhar dos artistas Rodrigo Romero e Fernanda Victorello, juntar-se-á ao contributo internacional para nos lembrar que da bravura e do sonho de mulheres ilustres ficaram importantes marcas na história. Dos criadores da exposição ­“Imperfeita” (inspirada na figura de Frida Khalo), o projeto ELÁS BRUXAS pretende demonstrar, através das linguagens artísticas e sociais, o indelével contributo de mulheres, como Marie Curie, pioneira em radioatividade, e Katherine Johnson, membro da NASA em tempos de corrida espacial durante a Guerra Fria.

A atuação da Tuna Mista do Técnico (TMIST) encerra o programa do evento.

Para mais informações:
Núcleo de Comunicação, Eventos e Parcerias do Taguspark (NCEP)
ncep@tecnico.ulisboa.pt