Encontro LIP – Reflexão sobre o futuro da Física de Partículas na Europa

Face-to-face & Live online

A inscrição é essencial, tanto para participar presencialmente como para ter acesso à transmissão em direto via Zoom.

Vai ter lugar no próximo dia 28 de setembro de 2020, segunda-feira, entre as 14h e as 18h, no Campus Alameda, uma sessão de reflexão centrada na recente atualização da Estratégia Europeia para a Física de Partículas pelo Conselho do CERN, e promovida pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).

Esta estratégia propõe uma visão para o futuro próximo e uma visão de longo prazo, estabelecendo um importante mapa para a investigação nesta área (vide p.e. esta notícia do LIP).

Pretende-se que esta sessão seja a 1.ª de uma série de Encontros para discutir o caminho que se desenha à nossa frente, e onde serão focados assuntos desde a física de partículas e astropartículas, às tecnologias relacionadas, como detetores e aceleradores, à física nuclear, às aplicações, incluindo no domínio médico e no espaço.

A sessão presencial terá lugar no Grande Auditório do Centro de Congressos (piso -1 do Pavilhão de Civil), estando também prevista a sua transmissão em direto através da plataforma Zoom.

A inscrição é essencial, não só para participar presencialmente, dado o número reduzido de lugares devido à atual situação da pandemia COVID-19, como para ter acesso à ligação Zoom (disponibilizada aos participantes registados).
–Formulário de inscrição

Finalmente, haverá uma sessão de posters relevantes para o futuro da física de partículas, para a qual as contribuições dos estudantes de pós-graduação serão particularmente importantes. Quem desejar submeter um poster, deverá registar esse interesse aquando da inscrição.

A participação de todos os estudantes neste e próximos encontros é bem-vinda, uma vez que serão eles a realizar a estratégia para o futuro da área!

Mais informações.