Maratona de Materiais teve como meta uma reflexão sobre o futuro

As Jornadas de Engenharia de Materiais regressaram, apresentando-se sob um novo formato que desafiou os participantes a percorrer os percursos possíveis após o termino do curso.

Cinco anos depois, com um formato diferente e sem se quererem comparar demasiado ao passado, regressaram as Jornadas de Engenharia de Materiais. Aliás, à nova imagem, vem também associado um novo nome – Maratona de Materiais –  e novos objetivos. A atividade organizada pelo  Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais (NEMat), esta terça-feira, 20 de março, desafiou os participantes para uma corrida contra o tempo de modo a conseguirem usufruir de tudo o que o amplo leque de convidados tinha para partilhar.

“Esta atividade surgiu muito da necessidade de termos uma noção mais clara acerca das áreas em que podemos atuar no mercado de trabalho”, afirma Bruno Machado, presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais (NEMat). Dividida em vários momentos, a atividade percorreu as várias etapas profissionais de engenheiros, desde as metas que se seguem após terminar o curso, passando pela evolução profissional dentro de uma empresa e terminando na hipotética ascensão a CEO. Também a versatilidade dos engenheiros que se formam na área não foi esquecida, havendo um painel dedicado à mesma, com vários alumni convidados a exercer funções nas mais diversas àreas.

O professor Rodrigo Martins, presidente do Departamento de Ciências dos Materiais e do senado E-MRS (European Materials Research Society), foi um dos convidados no painel do segmento “De Engenheiro a CEO”. O convidado que já tem mais de 700 artigos publicados e que tem vindo a acumular distinções pelo seu trabalho, nomeadamente mais de 14 prémios nacionais e internacionais, conduziu uma apresentação diversa, onde partilhou conselhos essenciais para ter sucesso, frisando várias vezes a necessidade de os jovens estudantes se deixarem mover pelo “pensar em grande”. “O mundo não quer mais e melhor ciência, quer mais e melhor conforto”, realçou o docente. Sobre a liderança salientou que um líder é “aquela pessoa cujas ideias são um motor de busca para novos conceitos”.

A última paragem da maratona de materiais foi dedicada a pensar o futuro da indústria 4.0, com vários convidados a delimitar o papel dos engenheiros de materiais na mesma.

Cruzada a meta, depois das várias enchentes das sessões, Bruno Machado frisa o sucesso da atividade: “tivemos muita adesão e ficamos agradavelmente surpreendidos. Vieram alunos de vários cursos do Técnico e de outras faculdades até. Tornou-se óbvio que este tipo de atividade é sempre um bom exercício”.