Escola de verão “Quantum Communication & Space”

Técnico - polo de Oeiras

Dias 11 e 12 de setembro, no Instituto Superior Técnico – polo de Oeiras

Data: 11 e 12 de setembro
Local: Instituto Superior Técnico – polo de Oeiras
Mais informações: Site Oficial I Inscrições

«Realiza-se nos dias 11 e 12 de setembro, no Instituto Superior Técnico – polo de Oeiras, a Escola de verão “Quantum Communication & Space”. O evento é organizado e desenvolvido no âmbito do projeto PTQCI – Portuguese Quantum Communications Infrastructure, cujo consórcio inclui o Instituto Superior Técnico e o Instituto de Telecomunicações, entre outras instituições. A participação é gratuita com a inscrição obrigatória.

Esta iniciativa pretende capacitar estudantes universitários e jovens profissionais, fornecendo conhecimentos sobre tecnologias quânticas e exploração espacial. O evento irá reunir importantes intervenientes no campo das comunicações quânticas para discutir, desde os conceitos fundamentais, até às aplicações na exploração espacial, tecnologias e cibersegurança.

O principal objetivo do consórcio PTQCI é desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas – uma iniciativa que procurará estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa nos próximos anos.»