Explica-me como se tivesse cinco anos – Pedro Abreu

Facebook Live

Ciclo de Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos, quinzenais, aos sábados, 11h, em direto no Facebook, uma iniciativa do “ComunicaCiência”, Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

O Universo tem fim?

Este será o ponto de partida para uma conversa com o professor Pedro Abreu, do Departamento de Física e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP), para a qual convidamos crianças (e outras pessoas curiosas) a participar. Iremos entrar pelo mundo da Física com a resposta a esta pergunta, à qual podem acrescentar as vossas para serem respondidas ao vivo.

Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

Biografia Pedro Abreu
Professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, licenciado em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1986, doutorado e agregado em Física no Instituto Superior Técnico em 1996 e em 2007. Investigador no LIP desde 1987, tendo trabalhado na experiência DELPHI no LEP/CERN de 1987 a ~2014, no Observatório Pierre Auger (na Argentina) desde 2006 e, mais recentemente, em SWGO (projeto para um novo observatório na América do Sul). Desde 2003 que é Coordenador para a Divulgação no LIP e responsável nacional pelas Masterclasses Internacionais em Física de Partículas, desde o seu lançamento em 2005, coordenadas pela Colaboração IPPOG – International Particle Physics Outreach Group, da qual é corresponsável desde 1 de janeiro de 2020.

Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.

As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever. Podem ser enviadas perguntas previamente por e-mail (indicando nome e idade, por escrito ou em áudio, para explicame@tecnico.ulisboa.pt) ou fazê-las em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.

“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”

20 de junho, 11h
O Universo tem fim?
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas LIP

Próximas conversas
4 julho, 11h
Marta Almeida, C2TN

18 julho, 11h
Zita Martins, CQE

Edições anteriores
23 de maio, 11h
E se eu quiser fazer um robot? | Vídeo – Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico ISR Lisboa

6 de junho, 11h
O zero é um número par ou ímpar? | Vídeo – Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações Técnico CEAFEL

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)