Explica-me como se tivesse cinco anos – Yasser Omar

Facebook Live

Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

Será que um gato pode tornar um computador mais rápido?

Este sábado vamos falar sobre o gato de Schrödinger, computadores quânticos e da importância de termos computadores que façam contas cada vez mais rápido, cada vez melhor. Com o professor Yasser Omar, do Departamento de Matemática do Técnico, e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), para a qual convidamos crianças (e outras pessoas curiosas) a participar.

Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

Biografia
Yasser Omar é licenciado em Física pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorado em Física pela Universidade de Oxford, onde trabalhou no Centre for Quantum Computation. Actualmente, é professor do IST e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), em Lisboa, onde fundou e lidera o Grupo de Física da Informação e de Tecnologias Quânticas. Os seus interesses de investigação centram-se na computação quântica, nas redes quânticas, e nos sensores quânticos. Desde a fundação do Grupo, em 2013, ganhou 7 projectos de investigação europeus e um americano no domínio das Tecnologias Quânticas. Em 2019, fundou o QuTe Lab – Quantum Technologies Laboratory, onde se demonstrou pela primeira vez em Portugal comunicações quânticas sem-fio, e onde se está a desenvolver o primeiro nanossatélite quântico português. Yasser Omar é também o fundador e director do Programa Doutoral em Física e Matemática da Informação do IST, Universidade de Lisboa, e o coordenador do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Tecnologias Quânticas. Yasser Omar tem estado envolvido na criação e liderança da Flagship in Quantum Technologies, um programa de 10 anos da Comissão Europeia, com um orçamento de vários milhares de milhões de Euro, para tornar a Europa um líder mundial no domínio das Tecnologias Quânticas. E tem trabalhado desde 2002 na promoção e desenvolvimento em Portugal deste domínio estratégico, assim como na sua divulgação para o público em geral.

Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.

As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever. Podem ser enviadas perguntas previamente por e-mail (indicando nome e idade, por escrito ou em áudio, para explicame@tecnico.ulisboa.pt) ou fazê-las em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.

“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”

19 de setembro, 11h
Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? Vídeo – Ep.7
Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)

Próxima edição
3 de outubro, 11h
De que é que é feito o espaço?
Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)

• Edições anteriores:
23 de maio, 11h
E se eu quiser fazer um robot? | Vídeo – Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)

6 de junho, 11h
O zero é um número par ou ímpar? | Vídeo – Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações Técnico (CEAFEL)

20 de junho, 11h
O Universo tem fim? | Vídeo – Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)

4 de julho, 11h
O ar é de todos? | Vídeo – Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)

18 de julho, 11h
Há vida noutros planetas? | Vídeo – Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)

5 de setembro, 11h
Podem as máquinas pensar? |  Vídeo – Ep.6
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)