Explica-me como se tivesse cinco anos – Zita Martins

Facebook Live

Há vida noutros planetas? | As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.

Há vida noutros planetas?

Este será o ponto de partida para uma conversa com a professora Zita Martins do Departamento de Engenharia Química e investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE), para a qual convidamos crianças (e outras pessoas curiosas) a participar.

Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.

Biografia
Zita Martins é Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST) e Codirectora do Programa MIT-Portugal (MPP). Os seus interesses científicos incluem a deteção de assinaturas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição de meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra. Licenciou-se em Química no IST em 2002, e obteve o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos) em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) em 2012. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras, tendo permanecido no Imperial College London (Reino Unido) de 2007 a 2017. Zita Martins tem participado ativamente em missões espaciais. É Co-Investigadora de dois projetos (OREOcube and EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que irão ser instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS). É membro do consórcio Português da missão espacial ARIEL da ESA, é membro da sub-equipa “Organic macromolecules”da missão espacial Hayabusa2 da Agência Espacial Japonesa (JAXA), e a única cientista portuguesa na missão de classe-F Comet Interceptor da ESA.

Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.

As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever. Podem ser enviadas perguntas previamente por e-mail (indicando nome e idade, por escrito ou em áudio, para explicame@tecnico.ulisboa.pt) ou fazê-las em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.

“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”

18 de julho, 11h
Há vida noutros planetas?  |  Vídeo – Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)

Próxima conversa
5 de setembro, 11h
Podem as máquinas pensar?
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)

Edições anteriores
23 de maio, 11h
E se eu quiser fazer um robot? | Vídeo – Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)

6 de junho, 11h
O zero é um número par ou ímpar? | Vídeo – Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações Técnico (CEAFEL)

20 de junho, 11h
O Universo tem fim?  |  Vídeo – Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)

4 de julho, 11h
O ar é de todos?  |  Vídeo – Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)

Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.

UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)