Exposição “Arquivos ULisboa: Laboratórios Vivos”

Técnico - Campus Alameda

A Exposição “Arquivos ULisboa: Laboratórios Vivos” passará a estar patente no Técnico Alameda, no átrio do Pavilhão Central, de 21 de junho a 11 de julho de 2019.

É uma iniciativa promovida e organizada pelo Colégio F3 – Food, Farming & Forestry da Universidade de Lisboa.

O Instituto Superior Técnico está representado por painéis alusivos ao trabalho laboratorial e aos fundos de documentação histórica da sua biblioteca. No Técnico o coordenador do projeto é o professor Luís Ribeiro (DECivil/CEris).

O acervo da área científica de Geociências, inclui materiais geológicos, instrumentação e espólios científicos e pessoais de diversas gerações de professores e investigadores do Instituto Superior Técnico e dos institutos que o antecederam (IIL e IICL). As fontes de informação estão muito ligadas aos grandes temas do Território, com forte influência nas cadeias de alimentação, agrícolas e florestais. Nomeadamente, os recursos naturais e, os riscos naturais e antrópicos. Para além dos recursos geológicos, incluindo os solos, as temáticas incluem aspetos geomorfológicos, geoquímicos, hidrogeológicos e ambientais. Estes aspetos são fundamentais e não devem ser descurados na análise sistémica de processos cíclicos e degenerativos, se se pretender desenvolver as melhores práticas que garantam a sustentabilidade da nossa sociedade. –Manuel Francisco Pereira (DECivil/LAMPIST) e António Maurício (DECivil/CEPGIST)

O património arquivístico do Instituto Superior Técnico compreende a documentação produzida e recebida pelos seus órgãos de gestão, serviços centrais e unidades de ensino e de investigação desde 1911, bem como os espólios e arquivos pessoais da sua primeira geração de docentes e de investigadores, com manuscritos originais e exemplares raros de trabalhos técnico-científicos nas áreas da Mineralogia, da Microbiologia, da Análise de Águas (minerais e termais) e da Química Agrícola e Alimentar. – Catarina Abranches (Técnico/NArQ)