IST Distinguished Lecture – Prof. Chan Joshi

Pavilhão de Engenharia Civil, Sala 4.41 (2.º andar)

Dia 13 de março, às 11h, no Pavilhão de Engenharia Civil (Campus Alameda).

Data: 13 de março
Local: Pavilhão de Engenharia Civil, Sala 4.41 (2.º andar)

O Prof. Chandrashekhar Joshi (Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA) será o orador da próxima IST Distinguished Lecture, co-organizada pelo Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico.

Título: “Perspectives on Beam-Driven Plasma-Based Acceleration”

Resumo:
Particle accelerators have been engines of discovery in our understanding of the Universe and have applications in many areas of modern life from medicine to security. The most powerful ones are 10’s of kilometers in length, determined by the strength of the accelerating electric field.

It has been four decades since the concept of using a relativistic plasma wake for charged particle acceleration was first proposed. In relativistic plasma wakes the accelerating electric field can be orders of magnitude greater than in a conventional accelerator with the potential to reduce the size of the accelerating structure. The driver for producing such wakes can be in intense laser pulse or a high current charged-particle beam. During this time ingenious solutions for generating the ultra-high electric field over meter-scale distances, and generating and accelerating high-quality electron and positron beams using such wakes have been realized. In this talk, I will give a personal perspective on the progress of the field of plasma-based acceleration driven by ultrashort electron bunches and where it is headed.

Nota biográfica:
O Professor Chandrashekhar (Chan) Joshi é reconhecido como o fundador da investigação experimental em aceleradores de partículas baseados em plasma. Lançou o primeiro grupo de investigação em aceleração a plasma na UCLA em 1982 e fez contribuições marcantes para todas as quatro modalidades de aceleradores de “wakefield” (capo de esteira) baseados em plasma. Essas esteiras são agora consideradas como estruturas de aceleração para a próxima geração de colisionadores de partículas e fontes de luz compacts, que tornarão compactos e acessíveis essas ferramentas fundamentais para a descoberta científica. Nas últimas quatro décadas, Joshi e seus colegas foram responsáveis por praticamente todos os marcos de ganhos de energia e gradiente de aceleração elevado, como armadilhas de ionização, radiação betatrão e refração de um feixe relativista de partículas na fronteira plasma-vácuo.
O professor Joshi foi homenageado com o Prémio de Excelência em Física de Plasma da APS-DPP (1996), Prémio Maxwell (2006), Prémio de Ciência e Tecnologia do Acelerador de Partículas do IEEE (2009) e Prémio e Medalha Marie Sklodowska Curie (2017), Prémio Lise Meitner (2018 ) e recentemente o Prémio Alfven (2023) da EPS. É membro da APS, IEEE e IoP e membro eleito da Academia Nacional de Engenharia dos EUA (2014).