Eventos

Lançamento da 2ª edição do livro “O País a Régua e Esquadro: Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco”

Sala de Reuniões, Pavilhão Central

O lançamento da 2ª edição do livro "O País a Régua e Esquadro: Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco", de Sandra Vaz Costa, com prefácio de Ana Tostões, terá lugar no dia 23 de maio, no âmbito da celebração dos 105 anos do Técnico.

O lançamento da 2ª edição do livro “O País a Régua e Esquadro: Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco”, de Sandra Vaz Costa, com prefácio de Ana Tostões, terá lugar no dia 23 de maio, no âmbito da celebração dos 105 anos do Técnico.

A sessão terá lugar na Sala de Reuniões do Instituto Superior Técnico, no Pavilhão Central, pelas 19h00, sendo a obra apresentada pela Professora Ana Tostões e pelo Dr. Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Este livro aborda a Obra Pública empreendida por Duarte Pacheco e tem como principal objetivo contribuir para a clarificação do processo de conceção e concretização de todo um programa coordenado pelo político de 1925 a 1943. Referenciando o universo de estudo ao Urbanismo, Arquitetura e Memória Patrimonial no contexto português ao longo do período considerado, e com base na sua aplicação a seis estudos de caso, analisa-se no legado do político a relação entre o decreto, o projeto e o concreto. Considerando o modo de atuação de Duarte Pacheco e identificando o seu método de trabalho em áreas tão distintas quanto a direção do Instituto Superior Técnico, a Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da Instrução Pública e o Ministério das Obras Públicas e Comunicações, a obra de Duarte Pacheco surge numa nova perspetiva, possível através da recolha de uma parcela importante de informação, que clarifica o tempo, o modo, os serviços e os agentes que, no espaço de dezoito anos, modificaram a paisagem do país.

Contacto: ist-press@tecnico.ulisboa.pt