Eventos

Palestra – “Emergência Climática e Resiliência das Cidades: Um desafio para a Inovação e Sustentabilidade”

Técnico - Campus Alameda

O Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) irá promover a palestra “Emergência Climática e Resiliência das Cidades: Um desafio para a Inovação e Sustentabilidade”, com Prof. Eloy Casagrande Jr., no dia 3 de novembro, às 15:00, na sala 01.1 (Centro de Congressos do IST). Entrada livre, sujeita a inscrição.

Estudos mostram que, em 2050, 1,6 mil milhões de pessoas que vivem em mais de 970 cidades estarão regularmente expostas a temperaturas altas extremas. Juntamente com o “efeito de ilha de calor urbana”, que torna as cidades mais quentes do que a área rural circundante, isso coloca os moradores urbanos em alto risco. A mudança climática também está a afetar os padrões de precipitação em todo o mundo, aumentando inundações, destruindo infraestruturas e áreas agrícolas, sem contar que teremos a necessidade de uma adaptação a climas mais frios e temperados.

Estes processos exigem mudanças nos sistemas construtivos, de fornecimento de energia, de abastecimento alimentar, de mobilidade, de padrões de consumo, de industrialização, entre outros estímulos à uma economia de baixo carbono. As cidades estão preparadas para inovarem e serem mais sustentáveis?

Sobre o Prof. Eloy Casagrande Jr.
PhD em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente pela Universidade de Nottingham (Reino Unido); Auditor Ambiental pelo EARA/IEMA-Environmental Auditors Registration Association/ Institute of Environmental Management and Assessment (Reino Unido); Pós-doutor em Inovação Tecnológica e Sustentabilidade (IST/UTL, Lisboa, Portugal); Coordenador do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) em Emergência Climática, no estado do Paraná, Sul do Brasil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Coordenador do Curso de Especialização em Construções Sustentáveis (CECONS), Campus Curitiba.