IST Distinguished Lecture – Anne L’Huillier

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 27 de maio, às 17h30, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Data: 27 de maio
Local: Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

«A Prof.ª Anne L’Huillier (Universidade de Lund, Suécia), uma das vencedoras do Prémio Nobel da Física 2023, será a oradora da próxima IST Distinguished Lecture, com o título “The route to attosecond pulses”, co-organizada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e pelo Departamento de Física do Instituto Superior Técnico.

Resumo:
When an intense laser interacts with a gas of atoms, high-order harmonics are generated. In the time domain, this radiation forms a train of extremely short light pulses, of the order of 100 attoseconds. Attosecond pulses allow the study of the dynamics of electrons in atoms and molecules, using pump-probe techniques. This presentation will highlight some of the key steps of the field of attosecond science.

A Investigação de Anne L’Huillier, simultaneamente experimental e teórica, está centrada na geração de harmónicos de ordem elevada em gases e nas suas aplicações. No domínio do tempo, esses harmónicos correspondem a uma série de impulsos de luz extremamente curtos, na região espectral do ultravioleta extrema e com duração de algumas dezenas ou centenas de attossegundos. A sua investigação tem sido focada no desenvolvimento e optimização de fontes de attossegundos e no uso dessa radiação para o estudo da dinâmica ultrarrápida de electrões.

As fontes de luz de attosegundo podem ser projectadas para diferentes objetivos, por exemplos para a criação de impulsos laser de alta intensidade para experiências em óptica não-linear to tipo “pump-probe” ou para fontes a alta taxa de repetição para aplicações em física de matéria condensada. Outra área de investigação activa de Anne L’Huillier e da sua equipa é o estudo da dinâmica eletrónica de sistemas atómicos, na sequência de um evento de fotoionização induzido pela absorção de um impulso de luz de attossegundos.

Em 2023 recebeu o Prémio Nobel de Física, juntamente com Ferenc Krausz e Pierre Agostini, pelo desenvolvimento de métodos experimentais que geram impulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de electrões na matéria. Ao longo da sua prestigiada carreira recebeu muitos outros prémios e distinções, sendo uma figura de destaque na física contemporânea.»