IST Distinguished Lecture e Colóquio do Departamento de Física

Dia 9 de outubro, das 17h às 19h, no Centro de Congressos, Campus Alameda

Data: 9 de outubro
Hora: Das 17h às 19h
Local: Grande Auditório do Centro de Congressos, Campus Alameda (entrada livre)

«O professor Francis Halzen, investigador responsável pelo projeto ICECUBE instalado no pólo sul, Vilas Research, e Gregory Breit, professor na Universidade de Wisconsin, Madison WI, USA, irão falar-nos sobre “ICECUBE: The Under-the-Ice Neutrino Observatory in Antarctica: Opening a New Window on the Universe from the South Pole”.

Resumo:

O projeto ICECUBE no polo Sul fundiu 86 buracos a 2,5 km de profundidade no gelo na Antártida, para aí colocar um enorme observatório astronómico. A experiência descobriu um fluxo de neutrinos de origem cósmica com energias milhões de vezes superiores às dos neutrinos produzidos em laboratório. Estes neutrinos cósmicos são criados em alguns dos mais violentos processos no universo desde o Big Bang, em aceleradores de partículas cósmicos que são ainda as fontes enigmáticas de raios cósmicos. Nesta palestra será apresentado o telescópio de neutrinos ICECUBE e a descobertas de neutrinos ultra-energéticos de origem cósmica. Irá salientar a descoberta recente de que neutrinos de altíssima energia (e raios cósmicos) têm origem em buracos negros supermassivos em rotação.

Evento organizado pelo Departamento de Física (DF) do Instituto Superior Técnico e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)»