Eventos

“Preconceito inconsciente: o seu impacto na carreira científica e como o minimizar” – Petra Rudolf

Zoom videoconferência

“Unconscious bias: how it impacts careers in science and how to mitigate this influence.” - 11h - via Zoom

No dia 27 de novembro de 2020, às 11h, a professora Petra Rudolf (Presidente da EPS, European Physical Society; Zernike Institute for Advanced Materials, University of Groningen) será a oradora de mais uma palestra no âmbito dos Colóquios do Departamento do Departamento de Física, e integrada na “Semana da Ciência e da Tecnologia 2020”.

• Título: “Unconscious bias: how it impacts careers in science and how to mitigate this influence.

• Resumo: Todos nós estamos sujeitos a preconceitos inconscientes – se não sabe o quanto é tendencioso, teste-se em implicit.harvard.edu/implicit/portugal. Portanto, o preconceito condiciona severamente a nossa própria carreira e a dos outros, e sabê-lo é crucial para nos tornarmos melhores profissionais da ciência. O objetivo desta palestra é dar a todos os meios para reconhecer o preconceito inconsciente no seu ambiente profissional e receitas para trabalhar contra ele. Discutirei como as quatro formas mais comuns de preconceito inconsciente impactam as carreiras científicas: preconceitos de desempenho, de atribuição de desempenho, materno e o trade-off de competência/simpatia.

A palestra será virtual através da plataforma Zoom.

Mais informações.