Eventos

Projeto “Observar e Aprender” – 1.º semestre 2019/2020

Faculdade de Belas Artes - ULisboa

No próximo dia 8 de outubro, realizar-se-á o Seminário do projeto, com a participação especial do professor Pedro Reis do Instituto de Educação que vai proferir a palestra “Focos, metodologias e instrumentos para a observação e discussão de aulas”.

Vai ter início a 12.ª edição do projeto “Observar e Aprender” relativo ao 1.º semestre do ano letivo de 2019/2020, que visa estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da Universidade de Lisboa.

Este projeto consiste na observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que poderá obter através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

A equipa envolvida na organização deste projeto, pioneiro na ULisboa, engloba representantes do Instituto Superior Técnico, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Psicologia, do Instituto Superior de Agronomia, da Faculdade de Ciências e do Instituto da Educação. Há o objetivo final de assegurar o envolvimento e a participação ativa das Escolas da ULisboa em anos letivos futuros.

No próximo dia 8 de outubro, realizar-se-á o Seminário do projeto, a partir das 15h30, no Auditório Lagoa Henriques na Faculdade de Belas-Artes da ULisboa, com a participação especial do professor Pedro Reis do Instituto de Educação da ULisboa que vai proferir a palestra “Focos, metodologias e instrumentos para a observação e discussão de aulas”.  Serão também apresentados os resultados obtidos no 2.º semestre de 2018/2019 e definidos os procedimentos a adotar na 12.ª edição do projeto.

Inscrições.

A participação no seminário de dia 8 de outubro é aberta a todos os docentes da ULisboa (mesmo aos que não estão a planear participar no projeto neste semestre).

Mais informações.