ptBIM 2018 – Congresso Português de Building Information Modelling

Técnico - Campus Alameda

A 2ª Edição do Congresso Português de ‘Building Information Modelling’ terá lugar nos dias 17 e 18 de maio, no Centro de Congressos do Técnico.

A crescente importância da representação digital da indústria da construção e das infraestruturas, tornada possível pelas metodologias ‘Building Information Modelling’ (BIM), está a introduzir alterações muito relevantes no projeto, na construção e gestão de operações. Estes processos digitais introduzem novos paradigmas de relacionamento entre os vários ‘atores’ envolvidos, com grande impacto nas formas de desenvolver o trabalho.

O objetivo do Congresso ptBIM é o de promover um fórum de discussão técnico-científica em língua Portuguesa, envolvendo a participação ativa das comunidades profissional e académica das áreas de Arquitetura e Engenharia. Pretende-se enfatizar os problemas e esforços de implementação na Indústria da Construção e reforçar as redes de profissionais que incorporam práticas BIM nas suas atividades.

Teve lugar também a publicação do Guia de Contratação BIM, desenvolvido pela Task Force “Contratação BIM”, constituída no seio da Comissão Técnica de Normalização BIM Nacional (CT197-BIM), com o apoio do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

A CT197-BIM é coordenada pelo Organismo de Normalização Setorial do Instituto Superior Técnico (ONS/IST) e é o mirror committee do CEN/TC442 e ISO/TC59, sendo a entidade delegada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como responsável pelo desenvolvimento da normalização no âmbito dos sistemas de classificação, modelação da informação e processos ao longo do ciclo de vida dos empreendimentos de construção.