Rollout FST12 – Apresentação do novo protótipo do Formula Student Lisboa

Dia 21 de junho 2023, às 18h, no Salão Nobre, Campus Alameda

Data: 21 de junho 2023
Local: Salão Nobre, Campus Alameda

«A FST Lisboa é o núcleo de Formula Student do Instituto Superior Técnico, cuja visão incide no desenvolvimento de protótipos de alta performance do tipo Formula, tendo sempre em primeiro plano a inovação. Na época 2021/22, a equipa obteve os melhores resultados de sempre, conquistando um terceiro lugar na prestigiada competição FSG (na Alemanha) e um primeiro lugar na competição FSS (em Espanha), ambos na categoria autónoma, com o protótipo FST11.

No ano letivo 2022/23, a equipa projetou, manufaturou e testou o seu novo protótipo, o FST12. Este veículo apresenta tanto a possibilidade de ser conduzido por um piloto, como ser totalmente autónomo, participando nas categorias EV (Eletric Vehicle) e DV (Driverless Vehicle). Este verão irá competir nas competições FSPT (em Portugal), FSS e FSG, tendo como principal ambição a conquista de novos troféus, em ambas as categorias.

O Rollout FST12 é o maior evento da FST Lisboa, no qual irá ser apresentado publicamente este protótipo. O evento estará dividido em duas partes: a Cerimónia – que contará com a presença do Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, e de um membro da Board de Diretores da Novabase/Celfocus – e o Show-off – onde será possível desfrutar de uma pequena demonstração do que este veículo consegue fazer. Haverá ainda, durante o dia, uma exposição no Átrio do Pavilhão Central com todos os veículos desenvolvidos pela equipa desde a sua criação, em 2001.

O evento destina-se a toda a comunidade do Técnico, famílias, amigos e entusiastas, que tenham interesse em conhecer mais aprofundadamente o que a equipa desenvolve anualmente para representar não só o Técnico e a Universidade de Lisboa, mas também Portugal, internacionalmente.»