Eventos

Semana da Ciência e da Tecnologia 2019

Técnico Lisboa - Campus Alameda

Os Museus do Instituto Superior Técnico associam-se à Semana de C&T 2019, com diversas atividades sujeitas a inscrição prévia.

De 24 a 30 de novembro, durante a Edição de 2019 da Semana da Ciência e da Tecnologia, promovida pela Ciência Viva -Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Os Museus do Instituto Superior Técnico associam-se a esta iniciativa nos dias 25 a 27 de novembro, entre as 14h e as 20h, com a seguinte programação:

25 de novembro 

 40 anos do Walkman  |  exposição

O walkman é considerado um dos dispositivos que mais influenciou o comportamento de pessoas nas sociedades modernas. O primeiro dispositivo portátil, para ouvir música gravada, foi o Sony TPS-L2 – apresentado em 1979 no Japão. Um ano depois do seu lançamento, em 1980, este dispositivo foi apresentado nos Estados Unidos da América, onde ganhou a designação que ainda hoje recordamos, de walkman. Foi, no entanto, de 1987 a 1997 que atingiu um estrondoso índice de popularidade e que se eternizou na história. Venha relembrá-lo e conhecer uma exposição preparada pelo Museu Faraday (PDF, 697KB), com base na magnífica coleção de walkmans do professor Moisés Piedade, aposentado do Técnico.

–  Recursos de Lítio em Portugal – Perspetivas atuais  |  tema da atualidade 

(1) Palestra e discussão do tema com alguns dos investigadores da equipa, com destaque para os trabalhos já publicados e perspetivas futuras;
(2) Visita guiada a alguns laboratórios envolvidos na investigação em curso (os Laboratórios de Mineralogia e Petrologia e de Geotecnia, LAMPIST e Labgeo);
(3) Apresentação e visita guiada aos Museus de Geociências (Museu Décio Thadeu e Museu Alfredo Bensaude, pisos 2 e 3 do Pavilhão de Minas), onde se podem encontrar mineralizações típicas de Portugal.

Portugal tem importantes reservas de minérios litiníferos, localizadas no Norte e Centro do país. Trata-se de um recurso muito importante, tendo em conta o crescente interesse pelo lítio, um metal estratégico, e os seus compostos. As utilizações mais vulgarizadas do Lítio, na atualidade, reportam-se às tecnologias no setor das energias e da mobilidade, com destaque para as suas aplicações na produção de baterias. A par desta realidade, e no sentido de valorizar os minérios litiníferos, um grupo de investigadores do Instituto Superior Técnico e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) tem vindo a desenvolver soluções alternativas para a extração de lítio a partir de recursos naturais e de fontes antropogénicas, tais como os resíduos.

 26 de novembro

– Rede Cristalina – 26 anos de Divulgação da Ciência dos Cristais  |  palestra

Esta atividade consiste numa palestra sobre cristais e sobre a evolução do seu estudo por Clementina Teixeira, professora aposentada do Técnico, que irá decorrer no Museu de Engenharia Civil (Pavilhão de Civil, piso 0).
O crescimento de cristais “on the rocks”, estimulado por superfícies rugosas (rochas e conchas) foi iniciado no Técnico em 1993, espalhando-se a todo o País com a comercialização de material didático, a formação de professores e a divulgação da Química como Ciência central nas escolas e público em geral (projetos Ciência Viva, 1996-2013).
Em 1997 a filmagem/fotografia de reações químicas à lupa estereoscópica, por microscopia química, foi integrada no projeto, o qual já incluía a cristalização e a visualização de cristais. A espetacularidade dos resultados obtidos permitiram realçar a componente estética da Química, estendendo o projeto às áreas de Educação Visual, Arte e Design (pintura, fotografia científica, escultura, design gráfico, simetrias da matemática).
A partir de 2009, com o projeto “Artesãos do Século XXI” (microscopia aplicada ao Estudo do Meio) a ligação à Arte foi reforçada com colaborações ao nível de fotografia panorâmica, desenho de padrões decorativos numa componente de Arte Digital. Por sua vez, a partir de 2011 a divulgação na rede social Facebook permitiu estabelecer acordos de colaboração com artistas de renome como é o caso de Duma Arantes, DDiArte, Cristina Rodrigues e os pintores holandeses do realismo contemporâneo Poen de Wijs e Jantina Peperkamp.

 27 de novembro

Conversa com uma cientista, a geóloga Carla Rocha workshop

(1) À conversa com Carla Rocha, no Museu de Engenharia Civil, vai-se descobrir como a corrente elétrica nos ajuda a encontrar água no mundo subterrâneo, perceber o que são plumas de contaminação, como implementar aerogeradores e falar sobre ruínas e artefactos romanos. A vida da geofísica ao serviço da sociedade. 
(2) Visita guiada ao Museu de Engenharia Civil e ao Museu Faraday.

A participação nas atividades do Instituto Superior Técnico é gratuita, mas sujeita a marcação prévia. | Horários (JPG, 271KB)

Mais informações e Marcações:
Serviço Educativo dos Museus do Técnico
E-mail servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt
Tel.  218 419 342 (ou ext. 3342)