Semana Internacional do Acesso Aberto – 24 a 30 de outubro

Online (Via Zoom)

Entre 24 e 30 de outubro de 2022 terá lugar a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) com o objetivo de divulgar o acesso aberto ao conhecimento.

Neste âmbito, a Biblioteca do Técnico convida toda a Comunidade Académica para o webinar de apresentação do novo repositório institucional do Instituto Superior Técnico (Scholar), que terá lugar no dia 28 de outubro entre as 15h00 e as 16h30. Formulário de inscrição.

A Biblioteca do Técnico anuncia ainda duas iniciativas externas que assinalam esta semana:

Na segunda-feira, 24 de outubro, entre as 14h00 e as 15h00, o Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho organiza um webinar sobre “Iniciativas para a Reforma da Avaliação de Investigação apoiando práticas de Ciência Aberta”, apresentado pelo Dr. Eloy Rodrigues. Formulário de inscrição.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) realizará na quinta-feira, 27 de outubro, entre as 09h30 e as 10h30, o webinar “Ciência Aberta: Acesso, colaboração e partilha”, para sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta. Serão abordados serviços ao dispor da comunidade para promover a prática da ciência aberta em particular a b-on e os acordos transformativos (publicação em acesso aberto sem custos para os autores), a rede de repositórios científicos de acesso aberto e os serviços para a gestão de dados de investigação. Formulário de inscrição.