Seminário INESC-ID – Hiroyuki Ohno

INESC-ID Lisboa

Terá lugar, no dia 1 de julho, pelas 11h, o seminário “The Unicage method for (big) data processing and MONO-gramming for IoT – from Japan to the World”, que terá como orador o Prof. Hiroyuki Ohno (Kanazawa University, Japan).

O Unicage é um método de desenvolvimento de aplicações criado há 23 anos no Japão. É baseado em conceitos fundamentais do Unix tais como os comandos, “shell script” e ficheiros de texto; que depois são combinados de forma a poderem ser usados também por utilizadores empresariais. Os benefícios possíveis são redução de custos, instalação mais rápida e a produção de sistemas sustentáveis.

A abordagem “MONO-gramming” (programação de coisas em tradução livre) permite a programação simplificada de dispositivos da Internet das Coisas, também baseado no sistema operativo UNIX e em “shell script”. Com esta abordagem, é possível controlar dispositivos sem codificar em C, C++, Java, Ruby, Python, etc. Será feita uma demonstração de pequenos dispositivos controlados através da linha de comandos.

Bio: Hiroyuki Ohno, Ph.D. é Professor / Diretor da Information Infrastructure Division, Information Media Center, Kanazawa University. Concluíu o seu PhD no Tokyo Institute of Technology (Computer Science) em 1993. Tem experiência académica e também como líder do Emergency Communication Section (National Institute of Information and Communications Technology – NICT). A sua investigação está centrada na programação segura e simplificada de dispositivos da Internet das Coisas, gestão de crises e de sistemas de TIC. É também co-autor do RFC 2305, 3965, e ITU-T Rapporteur do Information security working group.

Mais informações.

Local: Sala 336, INESC-ID Lisboa