Seminário INESC MN – J. Ping Liu

Museu de Engenharia Civil, Técnico – campus Alameda

Dia 28 de junho, às 14h30, no Museu de Engenharia Civil, Técnico – campus Alameda

Data: 28 de junho
Hora: 14h30
Local: Museu de Engenharia Civil, Técnico – campus Alameda
Mais informações: Site Oficial

O próximo Seminário INESC-MN será apresentado por J. Ping Liu e terá lugar no dia 28 de junho, às 14h30, no Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico.

Resumo:

Quão “duro” (coercivo) pode ser um ferromagneto tem sido um enigma por um século.
Há sete décadas, William Fuller Brown ofereceu o seu famoso teorema para correlacionar a coercividade com os campos de anisotropia magnetocristalina em materiais ferromagnéticos.
No entanto, os valores experimentais de coercividade têm estado muito abaixo dos níveis calculados pelo teorema, o que é chamado de paradoxo da coercividade de Brown. Os investigadores têm tentado resolver o paradoxo com esforços contínuos; no entanto, o paradoxo permanece sem solução, e a coercividade ainda não pode ser prevista e calculada quantitativamente por modelagem. Tem sido feito algum progresso nos últimos 20 anos, nomeadamente na compreensão dos mecanismos de coercividade em ferromagnetos de baixa dimensão em escala nanométrica. De facto, o ferromagnetismo é um fenómeno físico dependente do tamanho, como revelado por estudos teóricos. No entanto, amostras ferromagnéticas em escala nanométrica com tamanho e forma controláveis têm estado disponíveis apenas recentemente. Ao adotar técnicas recém-desenvolvidas de recozimento em matriz de sal, moagem assistida por surfactante e técnicas melhoradas de solução hidrotérmica e química, usamos uma abordagem de baixo para cima para produzir ímanes nanostruturados e sintetizamos com sucesso nanopartículas ferromagnéticas monodispersas de Fe-Pt, Fe-Co e Sm-Co e nanofios de Co com propriedades extraordinárias, que são fortemente dependentes do tamanho e da forma. Um estudo sobre a temperatura de Curie dependente do tamanho das nanopartículas ferromagnéticas L10 com tamanhos reduzidos até 2 nm provou experimentalmente um efeito de tamanho finito. Um estudo sistemático de nanofios com coercividade extremamente alta acima de seus campos de anisotropia magnetocristalina abriu uma porta para a solução do paradoxo de Brown.

Biografia:

J. Ping Liu obteve o grau de Ph.D. em física pela Universidade de Amesterdão, Países Baixos. Nas últimas quatro décadas, trabalhou em pesquisa e desenvolvimento de ímanes permanentes e materiais magnéticos relacionados na China, Europa e EUA. Atualmente, é Professor Distinto na Universidade do Texas em Arlington, TX, EUA. A sua pesquisa atual tem-se focado em nanopartículas magnéticas duras, filmes finos e nanocompósitos a granel, conforme relatado em mais de 330 artigos de revistas peer-reviewed, artigos de revisão e livros, incluindo “Nanoscale Magnetic Materials and Applications” (Springer, 2009), “Skyrmions: Topological Structures, Properties, and Applications” (CRC Press, 2016) e “Permanent Magnets: The History and Future” (Science Press, 2020). Supervisionou mais de 50 estudantes de pós-graduação e investigadores pós-doutorais. Recebeu o Prémio de Realização Notável no 25.º Workshop Internacional sobre Ímanes Permanentes de Terras Raras e Suas Aplicações em 2018. É membro eleito da American Physical Society e do IEEE.»