Seminário@DEM – Manuel Heitor

Técnico - Campus Alameda

«Mudar para Net Zero: Promover a “Agência Humana” e governar “Ecologias de Dados” na era digital.» - 15h30

• Data: 6 de julho 2022, quarta-feira
  • Hora: 15h30
  • Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3.

• Orador: Manuel Heitor (professor catedrático, Depart. Engenharia Mecânica, Área Científica de Ambiente e Energia).

• Título: «Mudar para Net Zero: Promover a “Agência Humana” e governar “Ecologias de Dados” na era digital.».

• Resumo:
Atingir “Net Zero” requer um diálogo transatlântico para desenvolver e aperfeiçoar sistemas responsáveis para a gestão do uso da terra numa era digital crescentemente descentralizada e apoiada por Inteligência Artificial. Refere-se a um plano de trabalho gradual e plurianual, 2022-2030, orientado para implementar e promover um “think and do tank” internacional e informal para estimular novos conhecimentos, a diplomacia científica e a advocacia, promovendo a mudança para “Net Zero”. Inclui a governança de quantidades complexas e massivas de dados e das suas sinergias (ou seja, de “ecologias de dados”), incluindo novos dados de Observação da Terra obtidos por satélite, juntamente com o conhecimento e a inovação necessários para melhorar a gestão do uso da terra.

• Breve nota biográfica:
Manuel Heitor (Lisboa, 1958) é professor catedrático de engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico, a escola de engenharia da Universidade de Lisboa.
Serviu mais de 12 anos no Governo de Portugal como Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no período de novembro de 2015 a março de 2022, e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de março de 2005 a junho de 2011. No Técnico, Manuel Heitor fundou o Centro de Inovação, Tecnologia e Investigação Política (IN+), em 1998, que dirigiu entre 1998-2005 e 2012-2015.

Os “Seminários @ DEM” são promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica.