Eventos

Sessão de lançamento do “Manual de Eficiência Energética para a Indústria – Medidas Transversais”

Salão Nobre (Técnico campus Alameda)

Irá ter lugar na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, pelas 9:30h, a sessão pública do lançamento do Manual de Eficiência Energética para a Indústria – Medidas Transversais (Energy Efficiency Manual for Industry – Cross-Cutting Measures), fruto da parceria entre a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e o Técnico.

A parceria DGEG/Técnico foi iniciada aquando da participação conjunta no Grupo Nacional de Integração de Processos (GNIP), reformulada para dar lugar a projetos mais concretos, como é o caso deste Manual, elaborado em conjunto com os professores Henrique Matos, Cristina Fernandes e Clemente Pedro Nunes do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), unidade de investigação do Técnico.

Inscrições – Os interessados poderão inscrever-se até ao dia 8 de dezembro, sendo o número de inscrições limitado à capacidade do espaço onde decorrerá o evento (Salão Nobre).

8:30 – Receção dos participantes

Abertura
9:00 – Boas-Vindas (professor Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico)
9:10 – O papel da Eficiência Energética (eng.º Mário Guedes, diretor-geral da DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia)
9:20 – A Visão da Indústria sobre a Eficiência Energética (dr. António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal)

Apresentação do Manual
9:40 – Medidas transversais de melhoria na Indústria (professor Clemente Pedro Nunes, IST – CERENA/DEQ)
10:00 – A Eficiência Energética como motor económico (eng.º João Bernardo, DGEG)
10:15 – A Inovação na Indústria na área da Eficiência Energética (eng.ª Isabel Cabrita, DGEG)

10:30 – Pausa para café

Casos de Sucesso de Eficiência Energética na Indústria
10:50 – Parcerias entre a universidade e as empresas (professor Henrique Matos, IST – CERENA/DEQ)
11:10 – O caso da Paulo Oliveira, S.A. (Luís Oliveira, administrador)
11:30 – O caso da Renova, S.A. (eng.º João Tavares, administrador)

Financiamento e Apoios à Eficiência Energética na Indústria
11:50 – Construir pontes entre o setor financeiro e Eficiência Energética (eng.º Jorge Rodrigues de Almeida, climate and energy professionalRdA Climate Solutions)
12:05 – PF4EE – Private Finance for Energy Efficiency (dr.ª Bárbara Costa Pinto, diretora coordenadora Financiamentos Estruturados no Banco BPI)
12:20 – Fundo de Eficiência Energética (eng.º Fernando Martins, diretor executivo da Estrutura de Gestão do PNAEEPlano Nacional de Ação para a Eficiência Energética)

12:30 – S.Ex.ª o Secretário de Estado da Energia, dr. Jorge Seguro Sanches
12:50 – Encerramento da sessão (professor Luís Castro, Vice-Presidente do IST).