O V Colóquio Brasil-Portugal “Periferias Urbanas nas Áreas Metropolitanas de Portugal e Brasil: os últimos 30 anos” terá lugar nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, no Instituto Superior Técnico – Campus Alameda (Pav. Engª Civil). Este evento insere-se no âmbito de um conjunto de atividades realizadas há cerca de três décadas entre universidades brasileiras e portuguesas.
O seminário “Viver (n)a Periferia”, organizado em 1990 pelo IST/CESUR (atualmente integrado no CERIS), ISCTE/CES e PUC/São Paulo, e realizado na Amadora (município da Área Metropolitana de Lisboa), foi o início de uma parceria institucional que permitiu desenvolver e fortalecer laços académicos e incluir progressivamente outros importantes parceiros, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a partir de 2000, e recentemente o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
Ao longo dos anos, disciplinas e seminários conjuntos foram realizados no Brasil e em Portugal, sempre com o objetivo de proporcionar trocas de experiências e de ideias sobre as metrópoles brasileiras e portuguesas, os seus principais problemas e possibilidades de intervenção.
O primeiro Colóquio Brasil-Portugal, realizado em 2008, em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ajudou a consolidar esta parceria, vindo a consagrar-se como um evento periódico capaz de reunir outros especialistas, além dos parceiros institucionais, para refletir quer sobre a temática das transformações urbanas nas metrópoles, quer sobre as novas estratégias urbanísticas desenvolvidas para as cidades brasileiras e portuguesas.
O V Colóquio Brasil-Portugal, com o tema “Periferias Urbanas nas Áreas Metropolitanas de Portugal e Brasil: os últimos 30 anos”, tem o propósito de revisitar o tema das periferias urbanas, após três décadas de realização do primeiro seminário.
Comemora-se, deste modo, a memória do início destas parcerias, abordando a dinâmica de expansão das áreas periféricas metropolitanas, com particular relevo para as de Lisboa e São Paulo.
Inscrições gratuitas com registo obrigatório.