Eventos

Webinar Series in Spatial Data Science – Mário Figueiredo

via Zoom

“In Memoriam: An overview of the many contributions of José Manuel Bioucas-Dias to remote sensing.” - 12h30

De 26 de maio a 14 de julho de 2021, quartas-feiras às 12h30, realizar-se-á uma série de “Webinars in Spatial Data Sciencethink spatially about your data science problems”, promovida pelo CERENA em parceria com o INESC-ID, que se discrimina a seguir.

A participação é livre e gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia. O link do Zoom será enviado posteriormente por e-mail.

Agenda

    • 26 de maio
      “Geostatistical COVID-19 infection risk maps for Portugal”
      Maria João Pereira (CERENA)
    • 2 de junho
      “Geospatial Data Disaggregation with Convolutional Neural Networks”
      Bruno Martins (INESC-ID)
    • 9 de junho
      “The role of Volunteered Geographic Information (VGI)”
      Jacinto Estima (INESC-ID)
    • 16 de junho
      “A space time model of an alert system for detecting anomalous incidence values of COVID-19”
      Leonardo Azevedo (CERENA)
    • 23 de junho
      “Modeling the geospatial evolution of COVID-19 using spatio-temporal convolutional sequence-to-sequence neural networks”
      Arlindo Oliveira (INESC-ID).
    • 14 de julho
      Closing SeminarIn Memoriam: An overview of the many contributions of José Manuel Bioucas-Dias to remote sensing.” [Flyer]
      Mário Figueiredo (IT).

Enquadramento
Porque é que determinado fenómeno acontece num local específico? Quais as ferramentas disponíveis para modelar e prever fenómenos com uma importante componente espacial?
A Ciência de Dados Espaciais (Spatial Data Sciences) tem a resposta a estas questões, enquadrando-se numa área de conhecimento interdisciplinar que integra métodos tradicionais de Ciência de Dados – Aprendizagem Automática (ML) e Inteligência Artificial (AI) – com metodologias de análise espacial como Sistemas de Informação Geográfica, Geoestatística e Deteção Remota.
Este conjunto de ferramentas é essencial para áreas que requeiram, por exemplo, prever o comportamento humano, padrões espaciais de consumo, dinâmica de pandemias, clima. Os métodos da ciência de dados espaciais são hoje uma parte essencial no core business de empresas de tecnologias de informação como a Google, a Uber, e a Amazon. Este ciclo de webinars cobre diferentes métodos e aplicações da Ciência de Dados Espaciais.

Para mais informações:
elisapirescosta@tecnico.ulisboa.pt