Workshop MIT/IN+ – Christoph Reinhart

Técnico - Campus Alameda

“Modeling resource-efficient districts with UBEM Workshop” (9-12h30). | Inscrições: até 8 de outubro, sexta-feira. Número de participantes limitado.

O Programa MIT Portugal convida a juntar-se ao professor Christoph Reinhart do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para um workshop, organizado em colaboração com o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+).

• 13 de outubro, quarta-feira – duração de três horas (9h00-12h30)

• Convidado: Christoph Reinhart (Professor dr., Director, Building Technology Program, School of Architecture and Planning, MIT, Cambridge, USA).

• Título: “Modeling resource-efficient districts with UBEM Workshop”.

• Resumo
Este workshop prático apresentará aos participantes conceitos e fluxos de trabalho para modelar o uso de energia operacional e energia incorporada dos edifícios, bem como a capacidade de locomoção dos bairros e o potencial urbano de produção de alimentos, tanto para bairros novos como para já existentes.
Os modelos de energia de edifícios urbanos resultantes (UBEM) podem ser usados para desenvolver novos empreendimentos com eficiência de recursos, para ajudar os municípios a desenvolver planos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para suas jurisdições, para convencer os cidadãos a reformar as suas casas e para coordenar o desenvolvimento do estoque de edificações e a rede elétrica.

• Quem pode participar?
O workshop está preparado para um máximo de 15 alunos, preferencialmente das áreas de arquitetura e engenharia e 5 profissionais de empresas de arquitetura e planeamento urbano. Se possível, iremos colocar os alunos em pares com profissionais para desenvolver uma estratégia de redução de carbono de alto nível para edifícios existentes na zona oriental de Lisboa (Beato, Marvila ou Parque das Nações), construir um UBEM de um bairro típico e quantificar os custos de retrofit e a economia resultante para a vizinhança.

• Inscriçõesaté 8 de outubro, sexta-feira. Número de participantes limitado.
A sua inscrição no workshop será confirmada por e-mail.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

• Para participar deste workshop, é necessário um PC (Personal Computer) recente com Windows instalado.
  • Caso possua um Mac também pode participar, desde que tenha o Windows instalado (no Bootcamp ou máquina virtual).

Mais informações.

Poster.