
Laboratórios Associados
O Estatuto de Laboratório Associado
O estatuto de laboratório associado é concedido pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação a instituições de investigação que, sujeitas a um processo de avaliação e seleção, assumem o compromisso de assessorar o governo em áreas científicas para a preparação de políticas públicas.
Os laboratórios associados envolvem normalmente diversas unidades ou institutos de investigação de múltiplas universidades. O Técnico orgulha-se de participar em 13* Laboratórios Associados (4 Unidades de Investigação associadas do Técnico são Laboratórios Associados; 9 integram consórcios que são Laboratórios Associados) que combinam três aspetos-chave:
- uma agenda estratégica de investigação;
- excelência na investigação;
- a dimensão necessária para abordar os desafios de investigação com impacto internacional.
Laboratórios Associados
Instituto de Engenharia de Computadores e Sistemas em Lisboa (INESC-ID)
O INESC-ID centra a sua atividade na ciência e engenharia da computação, com atividade em áreas como inteligência artificial, sistemas ciberfísicos, engenharia eletrotécnica, interação humano-computador, ciência de dados e software confiável. O INESC-ID combina investigação fundamental e aplicada, promovendo a inovação tecnológica e a transferência de conhecimento para a sociedade e a indústria.
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
O IPFN é uma unidade de investigação e desenvolvimento científico que atua nas áreas da física e engenharia de plasmas, fusão nuclear, tecnologias associadas e aplicações emergentes. As suas atividades incluem investigação em física de plasmas, diagnóstico e instrumentação, tecnologias de micro-ondas e radiofrequência, propulsão espacial e aplicações biomédicas, contribuindo para o avanço do conhecimento e da inovação tecnológica em contextos académicos, industriais e societais. O IPFN assegura a participação portuguesa na EUROFusion, o Consórcio Europeu para o Desenvolvimento de Energia de Fusão.
Instituto de Telecomunicações (IT)
O IT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de interesse público, focada no avanço das tecnologias de telecomunicações, com especial ênfase em áreas como redes sem fios, óptica e fotónica, sistemas de comunicação e ciência de dados. As suas linhas de investigação abrangem temas como comunicações móveis e óticas, redes, processamento de sinal, sistemas embebidos, eletrónica e teoria da informação. Com uma forte componente de investigação fundamental e aplicada, o IT contribui para a formação avançada e para a inovação tecnológica, mantendo uma colaboração ativa com o meio académico e industrial, em contexto nacional e internacional.
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
O LIP é o laboratório de referência para a investigação em física de partículas e tecnologias associadas, e o parceiro de referência do CERN em Portugal. A investigação do LIP inclui um programa de nível internacional de investigação fundamental em física de partículas e astropartículas, bem como aplicações tecnológicas às áreas da saúde, exploração espacial, tecnologias da informação e data science. A formação científica e técnica e um forte compromisso com a ligação entre a ciência e a sociedade são também centrais na missão do LIP. O LIP colabora com o CERN, ESA, GSI, SNOLAB, SURF, Fermilab e os observatórios Pierre Auger e SWGO.
Unidades de Investigação integradas em Laboratórios Associados
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
*Integrado no Laboratório Associado: Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS).
O MARETEC dedica-se ao desenvolvimento de modelos e ferramentas de apoio à gestão sustentável de recursos naturais, com especial enfoque nos sistemas aquáticos e marinhos. A atividade científica do MARETEC integra modelação numérica, monitorização ambiental, análise de dados e desenvolvimento tecnológico, com aplicações nas áreas da hidrologia, oceanografia, qualidade da água, alterações climáticas e gestão de ecossistemas. Juntamente com três outras instituições de investigação parceiras, IN+, ISR-Lisboa e ITI, integra o LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia).
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
*Integrado no Laboratório Associado: Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS).
O IN+ é uma unidade de investigação multidisciplinar que promove a integração da investigação científica em tecnologia, inovação e políticas públicas, com o objetivo de desenvolver aplicações sustentáveis com impacto na sociedade. O centro reúne esforços interdisciplinares nas áreas da inovação tecnológica, sustentabilidade industrial e políticas públicas para o desenvolvimento económico e social. Juntamente com três outras instituições de investigação parceiras ISR, ITI e MARETEC, integra o LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia).
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR – Lisboa)
*Integrado no Laboratório Associado: Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS).
O ISR-Lisboa é uma instituição de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, fundada em 1992. No ISR-Lisboa cinco grupos de investigação desenvolvem atividades de investigação multidisciplinar, nas áreas de Sistemas Robóticos e Processamento de Informação. O ISR-Lisboa engloba um ecossistema de investigação inspirador, internacional e multicultural, com mais de uma centena de investigadores envolvidos em atividades de investigação, formação e divulgação de ponta. Juntamente com três outras instituições de investigação parceiras, IN+, ITI e MARETEC, integra o LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia).
Instituto de Tecnologias Interativas (ITI)
*Integrado no Laboratório Associado: Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia (LARSyS).
O ITI é um centro de investigação interdisciplinar dedicado à exploração das interações entre pessoas e tecnologias digitais. Composto por investigadores de áreas como engenharia, design, ciências sociais, artes e humanidades, o ITI desenvolve projetos inovadores que visam promover um futuro sustentável, inclusivo e esteticamente apelativo. Entre as suas iniciativas, destaca-se a colaboração no desenvolvimento de plataformas de visualização pública de dados. Juntamente com três outras instituições de investigação parceiras IN+, ISR-Lisboa e MARETEC, integra o LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia).
Instituto de Engenharia Mecânica (IdMEC)
*Integrado no Laboratório Associado: LAETA (Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica).
O IdMEC é uma unidade de investigação associada ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, fundada em 1992. O IdMEC dedica-se à investigação fundamental e aplicada em engenharia mecânica, com foco em áreas como design mecânico, sistemas inteligentes, fabrico e gestão industrial, energia e mecânica dos fluidos, e ciência e tecnologia aeroespacial. A sua visão encontra-se entre os centros de investigação em engenharia mecânica de maior renome internacional, em tópicos selecionados de energia, tecnologias de transporte, e aeronáutica.
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFema)
*Integrado no Laboratório Associado: Laboratório de Física para Materiais e Tecnologias Emergentes (LaPMET).
O CeFEMA é uma unidade de investigação focada no estudo de materiais funcionais e na compreensão das suas propriedades físicas e estruturais a diferentes escalas. Com investigação que abrange áreas como física da matéria condensada, ciência dos materiais e nanotecnologia, o CeFEMA combina abordagens experimentais e teóricas no desenvolvimento de novos materiais com potencial para aplicações tecnológicas.
Centro de Química Estrutural (CQE)
*Integrado no Laboratório Associado: Instituto de Ciências Moleculares (IMS).
O CQE tem a missão de reforçar o contributo da Química para o bem-estar da sociedade, tanto na sua vertente fundamental como aplicada no desenvolvimento científico e tecnológico através da investigação, desenvolvimento, inovação, transferência de conhecimento e formação avançada. O CQE é uma Unidade Multi e Interdisciplinar que promove também a transdisciplinaridade entre áreas de conhecimento relacionadas, como a ciências dos materiais, a biologia e as ciências médicas.
Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB)
*Integrado no Laboratório Associado: Instituto para a Saúde e a Bioeconomia (i4HB).
O iBB foi criado em 2013 e visa a excelência na investigação e no ensino avançado em biotecnologia. Procura respostas para o desafio da exploração de abordagens inovadoras para as principais questões científicas e tecnológicas em Biociências e Bioengenharia, como a saúde humana e a bioeconomia. Procura transformar o conhecimento científico em inovação tangível.
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologia (INESC-MN)
*Integrado no Laboratório Associado: Instituto para a Saúde e a Bioeconomia (i4HB).
O INESC-MN é uma associação privada sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, dedicada à investigação científica, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia nas áreas de microeletrónica, micro e nanotecnologias. As suas atividades centram-se em áreas estratégicas como sensores magnetoresistivos e eletrónica de spin, MEMS e bioMEMS, materiais funcionais, fotónica e metamateriais, microfluídica e microsistemas para aplicações biológicas, biomédicas e agroalimentares.