Propriedade Intelectual
O Técnico estimula a proteção da propriedade intelectual como forma de promover a sua valorização, contando atualmente com um portfólio de mais de 250 patentes. Muitas resultam de projetos de investigação envolvendo empresas, que têm o direito de preferência no seu licenciamento para exploração comercial.
Para além das patentes, o Técnico faz, igualmente, o licenciamento de outros direitos de propriedade intelectual, tais como direitos de autor sobre programas de computador, marcas associadas a produtos tecnológicos, e outros, bem como presta todo o apoio à contratualização de atividades que possam produzir propriedade intelectual.
Algumas das startups oriundas do Técnico têm contratos de licenciamento para a exploração de direitos de propriedade intelectual da escola ou dos seus centros de investigação associados.
O Técnico tem um conjunto de procedimentos internos para a gestão da sua propriedade intelectual, que inclui a análise dos documentos submetidos pelos seus inventores, autores e criadores. Importa destacar que o Técnico foi pioneiro em Portugal no âmbito da proteção da propriedade intelectual.
Para mais informações, pode contactar-nos através do e-mail: pi@tecnico.ulisboa.pt.