Ciência e Tecnologia

A aposta da Microsoft no “Machine Learning”

O “Startup Lead” da Microsoft falou sobre o percurso que a empresa tem trilhado no desenvolvimento deste metódode análise de dados

Esta terça- feira,7 de março, foi a vez de Luís Calado, “Technical Evangelist” e “Startup Lead” da Microsoft Portugal, ser o orador convidado dos “Priberam Machine Learning Lunch Seminar”, que de duas em duas semanas, marcam o calendário de atividades do Instituto Superior Técnico.

O “Machine Learning” e o caminho que a Microsoft tem trilhado no desenvolvimento deste método de análise de dados, foram os pontos de partida do fórum de discussão. Com uma crescente popularidade, nos últimos anos, esta técnica ajuda os computadores a “aprender a partir de dados já existentes, prevendo futuros comportamentos, resultados e tendências, tudo através de algoritmos que aprendem interativamente”, explicou Luís Calado.  O “Startup Lead” recorreu a várias demonstrações práticas para complementar as suas explicações e demonstrar as inúmeras potencialidades deste método.

O “Microsoft Azure” tem sido uma das grandes apostas da empresa nesta área, nos últimos anos, com o recente desenvolvimento de aplicações como os “Cognitive Services”, que potenciam capacidades de interação natural e contextual através de ferramentas que aumentam as experiências. “Tudo isto de forma simples, e ao mesmo tempo, com ferramentas extramente complexas, de modo a chegar a todos os utilizadores”, explicou.