Alumnus do Técnico vence Fraunhofer Portugal Challenge 2016

Pedro Parreira, antigo aluno de Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico, foi o vencedor do Fraunhofer Portugal Challenge 2016 na categoria de Mestrado, com a tese “Novel Spatial Interaction Techniques for Exploring 3D Medical Images”.

Criado em 2010, o concurso procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a visão do Fraunhofer AICOS: “alargar o âmbito da sociedade da informação e conhecimento”, bem como a sua missão de “criar tecnologia notável, fácil de usar”. Pedro Parreira apresentou uma interface minimalista que permite a manipulação de imagens médicas 3D com as mãos.

Os concorrentes tiveram a oportunidade de apresentar e defender publicamente as suas ideias perante um júri constituído por oito elementos que representaram várias áreas como a indústria, o poder local, a investigação científica e o ensino.

Na categoria de Doutoramento, o prémio foi atribuído a Miguel Duarte, do Instituto Universitário de Lisboa, com a tese “Bringing Artificial Intelligence for Swarm Robotics Systems to the Real World”.