Ciência e Tecnologia

Aluna de doutoramento distinguida pelo Comité Belga da International Water Association

O prémio investigação 2018 vem reconhecer a relevância do artigo da investigadora do MARETEC que versa sobre o processo de arejamento no tratamento de águas residuais.

Andreia Amaral, aluna do doutoramento conjunto do Instituto Superior Técnico (MARETEC) e da Universidade de Ghent (BIOMATH) foi a vencedora do Prémio de Investigação 2018, entregue pelo Comité Belga da International Water Association (BIWA). A atribuição do prémio à aluna do Técnico é baseada na excelência do seu trabalho de investigação intitulado: “Towards advanced aeration modelling: from blower to bubbles to bulk”, que resulta da colaboração de diferentes investigadores e consultores que trabalham na otimização do processo de arejamento em águas residuais usando modelos matemáticos. “Este artigo explica a necessidade de se ter modelos matemáticos rigorosos para descrever as diferentes partes do sistema de arejamento”, explica Andreia Amaral. “Compila também os mais recentes progressos e enuncia os desafios que ainda existem para melhorar os modelos matemáticos”, complementa de seguida.

O Prémio de investigação BIWA é concedido anualmente a pessoas de destaque que atuam no setor da água pela abordagem inovadora e criativa na área. “Este reconhecimento mostra que estamos a fazer um trabalho de excelência num tópico que é interessante tanto para academia, como também para a sociedade”, destaca com satisfação a aluna de doutoramento do Técnico. O processo de arejamento é crucial  no tratamento das águas residuais, contudo, como nos explica a investigadora do MARETEC, “este é também o responsável pela maior parte da energia utilizada nas estações de tratamento de águas residuais”. Assim, a sua otimização traz não só benefícios económicos, mas também ambientais, e é tendo como motivação as mesmas que a investigação de Andreia Amaral tem evoluído. As conclusões e a tentativa de otimização não se ficam por este prémio e a aluna do Técnico pretende continuar a dar cartas na matéria já no próximo ano, altura em que pretende terminar a sua tese que versa sobre esta mesma temática.