Ciência e Tecnologia

Andrew R. Teel discute sistemas híbridos do Técnico

"O objetivo é tentar resolver problemas de controlo que talvez sejam impossível de resolver se não inserirmos alguma aleatoriedade no sistema."

Decorreu, na última sexta-feira, a segunda sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture, que contou com a presença do professor Andrew R. Teel, Distinguished Professor da Universidade da Califórnia – Santa Bárbara, e um dos maiores especialistas mundiais da área de sistemas híbridos e do controlo.

“An introduction to (stochastic and non-stochastic) hybrid dynamical systems” foi o nome escolhido para a palestra, em que o professor fez uma “introdução aos sistemas híbridos dinâmicos”. “O meu interesse por esta área [de sistemas dinâmicos] veio na sequência de querer ter um conjunto de ferramentas que permitissem fazer ainda melhor tecnologia de controlo”, explicou Andrew R. Teel. “O objetivo é tentar resolver problemas de controlo que talvez sejam impossível de resolver se não inserirmos alguma aleatoriedade no sistema.”

“A tecnologia de controlo tem um papel muito importante em vários aspetos da engenharia atual”, continuou o docente. “Durante muito tempo, o controlo só era aplicado em sistemas contínuos. Mas há muitas aplicações que envolvem a interação entre sistemas contínuos e descontínuos, e é aí que estes sistemas híbridos têm lugar.”

As IST Distinguished Lectures visam contribuir para a discussão da Ciência em Portugal, trazendo professores e investigadores que se distinguiram nas suas respetivas áreas. São organizadas pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Técnico.