Ciência e Tecnologia

Apprender: a aplicação que promete facilitar a função do encarregado de educação

A plataforma foi criada por quatro antigos alunos do Técnico e funciona como ferramenta de comunicação entre encarregados de educação e escolas.

Os miúdos estão cada vez mais audazes  na arte de esconder os recados da escola ou de omitir até à última as datas dos testes. E a tarefa dos pais cada vez mais complicada no que toca à gestão de todas as atividades dos filhos na escola, decorando reuniões, testes e visitas de estudo. Pois bem, foi pensando em tudo isto e muito mais que quatro antigos alunos do Técnico resolveram desenvolver a plataforma digital Apprender. O nome não revela as imensas potencialidades de comunicação que esta aplicação pode trazer ao quotidiano das escolas e dos encarregados de educação.

“Esta ideia surge após algumas conversas com pais e professores onde rapidamente percebemos que o setor da educação não tem avançado tecnologicamente à mesma velocidade dos seus pares”, revela Paulo Henriques, porta-voz da equipa de empreendedores. Num mundo cada vez mais tecnológico, onde o imediato e o móvel vão ditando formas de agir, e onde o acesso a dados e métricas vão fazendo a diferença na evolução, não é importante também transportar para o mundo escolar todas estas potencialidades?  Pois claro que sim, como bem explica Paulo Henriques: “A Apprender vem dar possibilidade ao setor da educação de oferecer aos seus intervenientes as vantagens tecnológicas que estes estão habituados a ter em outros sectores”.

A plataforma digital desenvolvida pelos alumni do Técnico assume-se como uma solução polivalente para “escolas inovadoras que queiram fornecer aos seus docentes e encarregados de educação ferramentas inovadoras que permitem um maior e melhor acompanhamento aos seus alunos”, destaca o antigo aluno do Técnico. A aplicação(app) permite o envio e assinatura de recados, a marcação de reuniões, o agendamento de visitas de estudo, etc; oferece a possibilidade de publicar os resultados  e métricas de avaliação, permitindo o acompanhamento dos resultados a nível individual e coletivo; e claro garante o acesso a tudo isto de forma rápida e eficaz através do armazenamento de dados na cloud.

Outras das vantagens desta aplicação é o facto de permitir aos pais que têm filhos em várias escolas agregar os dados de todos num único sítio, desde que as escolas pertençam à rede de aderentes. Para que esta rede seja o mais extensa possível, o grupo de antigos alunos está a negociar com um conjunto restrito de escolas “a utilização da plataforma enquanto projeto piloto a partir do início de 2019”, adianta Paulo Henriques. “Selecionámos algumas escolas que consideramos modernas e pioneiras, com vontade de serem líderes, isto porque é este tipo de escola que queremos atrair para a Apprender”, destaca de seguida o alumnus. Encarregados de educação e professores não terão de pagar nada para utilizar a aplicação, uma vez que o modelo de negócio adotado pressupõe que as escolas façam subscrições mensais ou anuais da plataforma.

A vontade de criar algo novo tomou conta dos alunos na cadeira de empreendedorismo e a partir de então nunca mais conseguiram deixar de criar. “O grupo de trabalho em que me encaixei para essa cadeira, continuou a trabalhar conjuntamente após o término do curso e desenvolvemos várias soluções informáticas para empresas de diferentes ramos”, explica o porta-voz da equipa. “Desenvolvemos também um software de gestão destinado a clínicas, que várias instituições estão a utilizar neste momento”, adiciona posteriormente o alumnus. A equipa por detrás da Apprender é praticamente a mesma que se juntou na cadeira de empreendedorismo no Técnico, e apesar de estarem dedicados ao projeto em part-time, o grupo de empreendedores que criou a Peers CAPX Enterprise acredita no sucesso e preponderância deste projeto. Os pais deste país agradecem por todos os motivos e mais alguns, nomeadamente para que mais nenhum recado da escola fique “esquecido” na mochila.