Anant Agarwal, um revolucionário da educação

O CEO da edX veio ao Técnico falar sobre a necessidade de reinventar a educação, aproveitando as potencialidades da tecnologia e as exigências das novas gerações.

“Como será o mundo em 2030? Que tipo de trabalhos teremos? Quantas profissões deixarão de existir?”, questionava o professor Anant Agarwal logo no início da sessão – “Re-imaginar a Educação” – a que os alunos do Técnico puderam assistir esta quarta-feira, 15 de novembro, no salão nobre. As perguntas serviam apenas como “aperitivo” para a conversa em que o CEO da edX, uma plataforma de ensino universitário à distância fundada por Harvard e pelo MIT, demonstrou a necessidade da educação evoluir. “O mundo mudou, as pessoas mudaram, mas a educação não”, referiu várias vezes, expressando e ilustrando com um certo sentido de humor a necessidade de que “o sistema de ensino vá ao encontro do que as novas gerações procuram e das novas necessidades do mercado de trabalho”, assinalou o professor Anant Agarwal.

É na tentativa de apresentar soluções que “cativem os alunos a querer aprender mais” que a edX vai crescendo. O trabalho desenvolvido nessa progressão, a oferta, os parceiros, e os resultados alcançados tomaram conta da narração do professor Anant Agarwal a certa altura. 13 milhões de alunos globais, 2000 cursos e 130 parceiros globais foram alguns dos números apresentados pelo administrador,  e que se refletem automatiamente na vida das pessoas como referiu o CEO da edX. “43% das pessoas depois de fazerem um dos nossos cursos progride de alguma forma na carreira”, argumentou de seguida.

As palavras do professor Anant Agarwal espelhavam o entusiasmo por aquilo que faz e o potencial que vê no e-learning, “explorando todas as capacidades da tecnologia em prol do ensino”. “Ao poder de concentração que se torna ajustável ao ritmo de cada um, com o botão de pausa pronto a ser usado a qualquer altura, alia-se toda uma flexibilidade que este tipo de ensino fornece”, ia explicando. “Deixamos de ser obrigados a ir às aulas das 8 horas da manhã, afinal quem é que gosta de ir a aulas a essas horas?” questionava em tom de brincadeira, cativando a audiência. “É absolutamente fenomenal, os estudantes de todo o mundo terem a oportunidade de aprender uns com os outros. Estamos a revolucionar a educação”, assinalou com toda a convicção.

Depois de um momento de perguntas e respostas, e não saindo do tema, teve lugar uma sessão de balanço do primeiro ano da plataforma MOOC Técnico, conduzido pela professora Ana Moura Santos, coordenadora do projeto.