O artigo Analysis of ringdown overtones in GW150914 foi distinguido como Editor’s Suggestion para a prestigiada Physical Review Letters. O artigo da autoria do professor Vítor Cardoso, do Departamento de Engenharia Física, em colaboração com Roberto Cotesta e Emanuele Berti, da Universidade Johns Hopkins, e Gregorio Carullo, da Universidade de Pisa, pretende abordar as “notas musicais” gravitacionais produzidas pelos buracos negros.
A técnica utilizada para identificar estas notas é denominada, no contexto da física atómica, de espectroscopia, que é também utilizada para estudar o Sol e outras estrelas. Assim, na ausência total de ruído é possível usar as ondas gravitacionais para “ouvir as formas dos buracos negros”.
Neste trabalho, agora selecionado pela Physical Review Letters como uma sugestão dos editores, os autores demonstraram que a extração robusta de sons característicos de buracos negros na presença de ruído apresenta complicações antes imprevistas, e que detectores de ondas gravitacionais e técnicas de análise de dados mais avançados são necessários para fazer espectroscopia de buraco negro.