Ciência e Tecnologia

Artigo de professor do Técnico vence o prémio Best Paper Award

O trabalho de que o professor Carlos Oliveira Cruz é co-autor foi premiado na Conference on the Regulation of Infrastructures.

A Direção da Florence School of Regulation atribuiu a distinção de Best Paper Award ao trabalho do docente do departamento de Engenharia Civil e Investigador do CERIS, o professor Carlos Oliveira Cruz. O artigo Reforming traditional PPP models to cope with the challenges of smart cities, que tem como co-autor o professor Joaquim Miranda Sarmento do ISEG foi apresentado e premiado durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de junho.

“Como vamos gerir infraestruturas dentro de 30 anos?”, foi a questão de partida que deu origem a esta reflexão dos dois professores, que acabou por originar um artigo que reflete sobre a necessidade de se repensar o modelo de gestão e financiamento de infraestruturas, baseado em parceiras público-privadas, no contexto das smart cities. “O júri referiu que o elemento mais distintivo era o de que abrir novos campos de investigação na área da regulação de infraestruturas”, partilha o professor Carlos Oliveira Cruz.

“O acesso a informação em tempo real da utilização das infra-estruturas (transportes, águas, energia, etc.) e da condição destes ativos, obrigará a novos modelos de gestão, assim uma nova forma de se partilhar riscos entre entidades públicas e privadas”, explica o professor Carlos Oliveira Cruz. Para o professor do Técnico a relevância desta distinção torna-se ainda mais significativa tendo em conta “os vários papers de instituições de renome a competirem como o MIT, EPFL, ETH Zurich, Sorbonne, University of Cologne, etc.”. “ Este prémio demonstra como em Portugal fazemos investigação ao mais alto nível”, frisou ainda o investigador do CERIS.