Ciência e Tecnologia

Docente do Técnico assina artigo distinguido com “Best Paper Award”

O professor Hugo Nicolau é um dos autores do artigo premiado na ACM CHI Conference on Human Factors in Computing.

O professor Hugo Nicolau, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigador do Interactive Technologies Institute /LARSyS (ITI/LARSyS), é um dos autores do artigo que conquistou recentemente o “Best Paper Award” da ACM CHI Conference on Human Factors in Computing, a principal conferência internacional na área de Ciências da Computação e Interação Pessoa-Máquina.

O trabalho distinguido, intitulado “Investigating the Tradeoffs of Everyday Text-Entry Collection Methods” tem como “grande motivação a ubiquidade da utilização de dispositivos móveis como ferramentas de comunicação, em particular a comunicação escrito”, como nos explica o docente do DEI. São exemplos disto: o uso de e-mail, redes sociais ou mensagens escritas. “Recentemente tem existido muito interesse da comunidade científica em reutilizar estes dados em vários domínios desde a criação de teclados mais eficientes, novos algoritmos de predição de palavras, novas técnicas de autenticação em telemóveis, estudo da língua e o impacto da comunicação mediada por tecnologias, deteção precoce de doenças- como Parkinson, identificação de fatores associados ao bem-estar como o stress, fadiga ou consumo de álcool”, denota o professor Hugo Nicolau.

Apesar do imenso potencial dos dados de escrita, “ainda não é clara qual a melhor forma de os recolher em contexto real”, como realça o docente do DEI. Neste trabalho que mereceu destaque na ACM CHI Conference on Human Factors in Computing, a equipa de investigadores analisa de que forma a utilização de diferentes métodos de recolha de dados afeta o comportamento de escrita no dia-a-dia dos utilizadores. “Para além disso, disponibilizamos uma nova ferramenta de recolha de texto que respeita a privacidade”, refere o investigador do ITI/LARSyS.

Os resultados apresentados mostram que a forma como os dados são recolhidos “tem um impacto significativo na dinâmica de escrita, isto é, na forma como escrevemos, mas também na disponibilidade, motivação e confiança em utilizar aplicações que monitorizam a nossa escrita”, como nos explica o autor do artigo.

Além do docente do DEI assinam o artigo investigadores do LASIGE Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (André Rodrigues, André R.B. Santos, Diogo Branco e Tiago Guerreiro), do Open Lab – Newcastle University (Jay Rainey, David Verweij, Jan David Smeddinck), e ainda da Northumbria University (Kyle Montague). O professor Hugo Nicolau frisa que a distinção deixou a equipa “altamente lisonjeada”. “Ainda para mais sendo a conferência com maior impacto dentro da nossa área de trabalho em Ciências da Computação e Interação Pessoa-Máquina. É uma distinção muito difícil de obter”, assegura.

E se assim é, o que poderá ter feito a diferença na conquista do “Best Paper Award”? O investigador do ITI, acredita que “o potencial de impacto em vários domínios científicos foi determinante”.  “Os resultados obtidos têm implicações para trabalhos futuros em múltiplos domínios desde Segurança Informática e Linguística às Ciências da Saúde. Servem também para compreender melhor alguns dos resultados da última década no que diz respeito à análise de texto”, defende. “A disponibilização de novas ferramentas que poderão facilitar a investigação na área, a utilização de métodos multidisciplinares que combinam Ciências da Computação e Sociologia”, e ainda o facto de a equipa ter realizado “o trabalho em ambiente real”, poderão, como realça o docente do DEI, também ter pesado na atribuição deste prémio.

A ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems é a principal conferência internacional na área de Ciências da Computação e Interação Pessoa-Máquina (HCI, na sigla em inglês), e reúne anualmente investigadores e profissionais de todo o mundo que procuram fazer do mundo um lugar melhor recorrendo a tecnologias digitais interativas.