Ciência e Tecnologia

As potencialidades da spintrónica exploradas por Bernard Dieny

O professor Bernard Dieny partilhou no Técnico o resultado de algumas das suas pesquisas, demonstrando o papel emergente desta tecnologia na indústria.

O Newton’mas que este sábado, 15 de dezembro, reuniu o Departamento de Física do Técnico brindou os participantes com uma enriquecedora palestra do professor Bernard Dieny, docente da Universidade de Grenoble Alpes, investigador do SPINTEC e protagonista de mais uma IST Distinguished Lecture.

“Hoje em dia, a maioria das inovações resulta da combinação de diferentes campos: eletrónica, ótica, química, biologia, medicina”, começava por frisar o orador da palestra  intitulada “Spin electronics: From basic concepts to applications towards a greener electronics”. Com esta afirmação o orador pretendia introduzir o principal objetivo do casamento entre as duas áreas que estão na génese da spintrónica: a eletrónica e o magnetismo. “O intuito é revelar novos fenómenos e implementá-los nos dispositivos para melhorar o desempenho do sistema ou para introduzir novas funcionalidades”, explicava o orador para os menos familiarizados com a área.

Fornecendo alguns dados que demonstravam a “quantidade exponencialmente crescente de dados produzidos no mundo”, assim como o facto de se ter vindo a tornar “indispensável reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência energética dos circuitos eletrónicos”, o professor apontou a spintrónica como a solução. “As memórias magnéticas não voláteis (MRAM) reduzem o consumo de energia e aceleram a comunicação entre lógica e memória”, assinalava o docente da Universidade de Grenoble Alpes. “Essa nova tecnologia é muito promissora para todos os aplicativos portáteis, na Internet das Coisas, ou na computação de alto desempenho, abrindo assim um caminho para uma eletrónica mais ecológica”, destacava de seguida, enumerando ainda um número crescente de atores industriais que tem apostado e dado cartas na área.

Para finalizar, e já com a audiência totalmente cativada, o professor Bernard Dieny lançava algumas conclusões, afirmando que “o lançamento da produção de MRAM marca a aceitação pela indústria desta nova tecnologia híbrida” e ainda que esta é uma “área muito apetecível e promissora ao nível da investigação”. “O fulgor desta tecnologia está apenas a começar”, alertava encerrando a sessão.