Bolsas de Doutoramento do programa ProtoTera 2021 – Terapia com Protões

A Associação ProtoTera e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) concordaram em promover um programa de bolsas de doutoramento com o fim de constituir uma comunidade de doutorados com formação multidisciplinar em áreas de medicina, tecnologia e física que suportem a instalação e operação em Portugal de centros de tratamento oncológico com recurso à terapia com feixes de protões.

Serão considerados os seguintes domínios:

• Investigação fundamental ou aplicada em estudos dos efeitos da radiação de energia elevada em sistemas biológicos e em materiais e, nomeadamente, efeitos da radiação sobre células e animais;
  • Desenvolvimento e otimização de tecnologias relevantes para a utilização terapêutica de feixes de partículas, incluindo aceleradores; feixes modulados no espaço, tempo e intensidade; sistemas de reconstrução em tempo real da localização do feixe na zona do tumor; planeamento em tempo real e imagiologia médica;
  • Diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas que envolvam o estudo de abordagens inovadoras que envolvam a combinação de sistemas terapêuticos e de diagnóstico, comumente designados como “teranóstica”, que contribuem para uma medicina personalizada;
  • Investigação em física médica e clínica relacionada com a radioterapia com protões, nomeadamente no âmbito das incertezas dependentes e independentes do cálculo de dose, no âmbito da exploração de novas técnicas que permitam depositar a dose ideal de radiação ionizante no volume tumoral limitando ao máximo a toxicidade no tecido saudável, na definição de parâmetros físicos e biológicos, e em novas técnicas de terapia.
  • Investigação médica e clínica relacionada com a radioterapia com protões, nomeadamente na referenciação de doentes e no planeamento e seguimento dos tratamentos.
  • Investigação das sinergias entre imunoterapia e prototerapia e de terapias combinadas de radioisótopos e prototerapia.

O número máximo de bolsas a conceder na presente edição será 5 (cinco). A concessão da bolsa encontra-se dependente da entrega de todos os documentos solicitados e da disponibilidade orçamental da FCT.

O concurso está aberto até às 17h do dia  14 de maio de 2021.

• 1ª Fase: Submissão de propostas de teses pelos orientadores – até 1 de abril de 2021, 17h (hora de Lisboa).
  • 2ª Fase: Submissão de candidaturas pelos estudantes – de 5 de abril a 14 de maio de 2021, 17h (hora de Lisboa).

Este programa está associado à rede de Programa de Doutoramento IDPASC (International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology).

A Associação Portuguesa de Prototerapia e Tecnologias Avançadas para a Prevenção e Tratamento do Cancro (ProtoTera), no CTN/Campus Tecnológico e Nuclear, resulta de uma colaboração conjunta entre o C2TN (unidade de I&D do Técnico), o LIP (unidade de I&D associada do Técnico), IPO e INCAS.

Mais informações.