Ciência e Tecnologia

Bruxelas financia projeto internacional de eficiência energética no setor da água

O Técnico é um dos parceiros do REDAWN, que pretende incorporar tecnologia micro-hidroeléctrica de baixo custo em pontos de excesso de pressão, instalados nas redes de água, reduzindo consumos.

A União Europeia atribuiu 2,9 milhões de euros para o desenvolvimento do projecto Reducing the Energy Dependency of Atlantic Area Water Networks (REDAWN) de apoio à eficiência energética na indústria da água na área do Atlântico, que conta com a colaboração portuguesa do Instituto Superior Técnico em cooperação com várias instituições internacionais. “A Indústria da Água na Europa contribui para o consumo significativo de energia, com emissões de CO2 associadas, o que, por sua vez, afeta negativamente o meio ambiente e a economia”, explicou a docente do Departamento de Engenharia Civil do Técnico e Coordenadora do lado Português do projeto, a professora Helena M. Ramos, e  pioneira na investigação do tema da recuperação energética no setor da água.

A indústria dos serviços da água é o 4º setor na UE que mais contribui para a emissão de dióxido de carbono (CO2), sendo como tal responsável por alterações climáticas. Para combater o problema, o REDAWN pretende incorporar tecnologia micro-hidroeléctrica de baixo custo em pontos de excesso de pressão, instalados nas redes de água. “O projeto REDAWN trará avanços significativos na melhoria da eficiência energética neste setor da água, com impactos ambientais e económicos positivos”, disse a docente do Técnico frisando ainda que “a equipa de investigação do Técnico está agradecida e entusiasmada por ter recebido uma percentagem desse financiamento total”.

A professora Helena M. Ramos acredita que a “criação de um ambiente adequado ao nível institucional, social e tecnológico” é determinante para impulsionar a eficiência energética nas redes de água, podendo inclusive “ajudar a reduzir o impacto do setor no meio ambiente, bem como os custos operacionais associados ao consumo de água e energia” Segundo a investigadora, tanto os cidadãos europeus como a competitividade das empresas de uma dada região beneficiarão dos desenvolvimentos tecnológicos, de construção e operação em sistemas de água. A irrigação, distribuição pública de água e os processos industriais são alguns dos sectores onde os investigadores consideram existir potencial de aumentar a eficiência energética. “A natureza do desafio exige uma resposta integrada, que atravessa muitos limites e fronteiras – técnica, prática, indústria, social, política e ambiental”, referiu por fim.

O desenvolvimento do projeto REDAWN irá decorrer durante os próximos três anos. Além do Técnico, os parceiros na investigação incluem a Trinity College Dublin, a Action Renewables Ltd, a Universidade de Nápoles Federico II, a Hidropower Ltd, a FAEN, a Feragua, a WATEF Network, a SMPGA e a Universidade de Cordoba. Existem ainda parceiros associados portugueses como a RENOVA, a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), a Eletricidade dos Açores (EDA) e a Parceria Portuguesa para a Água (PPA) que darão o seu contributo político, social, ambiental e técnico.