Ciência e Tecnologia

C2TN integra projeto premiado no concurso de ideias “Born from Knowledge 2021”

O projeto “Pick yoUR bRain” foi o vencedor na categoria Saúde e Bem-estar.

A investigadora do C2TN – Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, Rita Melo, faz parte da equipa de cientistas por detrás do projeto  “Pick yoUR bRain” distinguido na edição 2021 do concurso de ideias Born from Knowledge (BfK Ideas). A iniciativa promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e o “Pick yoUR bRain” foi um dos 8 projetos premiados nesta edição, destacando-se na categoria “Saúde e Bem-estar”.

A plataforma “Pick yoUR bRain”, que resulta deste projeto, permite detetar novos alvos moleculares, ou seja, os novos alvos terapêuticos para as doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson ou Alzheimer. Baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença, a plataforma permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para estas patologias, podendo assim ser um importante trunfo para empresas do sector farmacêutico.

No desenvolvimento deste projeto vencedor juntaram-se à investigadora do Técnico uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra composta por Irina Moreira, Nícia Ferreira e Miguel Machoqueiro.

As ideias distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de três meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições do programa – Norte, Centro e Alentejo- possibilitando às equipas vencedoras o acompanhamento por parte de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo passa por capacitá-los de forma a acelerar o processo de transferência de conhecimento para o mercado.