40 empresas marcam presença na Semana Empresarial e Tecnológica

O evento trouxe uma nova vida ao átrio do edifício no campus do Taguspark, permitindo aos alunos usufruir das diversas atividades contempladas no cartaz.

A versão remota da Semana Empresarial e Tecnológica (SET) correu de facto muito bem, mas “não há nada melhor do que voltar a encher este espaço com dezenas de empresas”, como realça Helena Teixeira, coordenadora da edição de 2022 do evento. Esta ânsia de voltar ao formato presencial denota-se tanto na adesão à feira de empresas como nas demais atividades que ao longo das semanas compõem o programa da SET. “Este regresso ao presencial foi bastante esperado. O que me deixa mais grata e contente é podermos ter esta feira de empresas de volta”, confessa a aluna do Técnico.

O regresso é feito em força, com mais e diferentes empresas a juntarem-se ao evento. “Este ano conseguimos ter muito mais empresas do que costumámos ter, temos entre 18 a 20 por dia e todos os dias temos empresas diferentes”, partilha Helena Teixeira. No total mais de 40 empresas, entre as quais a Accenture, BNP Paribas, Auchan, BPI, vision-box, NTT Data, vão ter oportunidade de comunicar de forma mais estreita com os alunos do Técnico ao aliar-se a esta iniciativa.

Também o cartaz de palestras é reforçado, com mais temas e oradores com diferentes bagagens, a subirem ao palco que preenche o átrio do Edifício no campus do Taguspark.  Esta terça-feira, 15 de março, Paulo Dimas, VP of Product Inovation e líder do Unbabel Labs, foi um dos oradores convidados a partilhar a sua experiência profissional e a forma como o seu departamento está a contribuir para as tecnologias que vamos ter ao nosso dispor no futuro.

O alumnus do Técnico começaria por dar a conhecer a missão da Unbabel que passa por criar “uma camada de linguagem de modo que não haja barreiras de linguagem”, dando a conhecer as tecnologias desenvolvidas e usadas pela startup, todo o trabalho de vanguarda no processamento de língua natural desenvolvido, e alguns dos clientes que pelo mundo inteiro usufruem do mesmo.

Além dos alunos, a experiência e a simpatia de Paulo Dimas prenderia também a atenção de muitos representantes de empresa. Cumprindo aquilo que o tema da sua palestra prometia- “Do IST para desenhar o futuro na Unbabel”, o alumnus abordou aquelas que serão as tecnologias que irão emergir nos próximos anos. “Descodificar o cérebro é o grande desafio deste século e nós estamos a olhar para aí, ou seja, como é que nós podemos entrar no cérebro humano e conseguir descodificar os padrões neuronais e transformá-los em linguagem”, referiu. “Acreditamos que isso vai ser possível mesmo que não saibamos quando. Existem zonas do cérebro responsáveis pela fala, pela compreensão e se conseguirmos entrar nessas zonas vamos conseguir transformar esses sinais em linguagem”, acrescentou.

De acordo com o alumnus “com os avanços nesta tecnologia cada vez descobrimos mais coisas sobre padrões neuronais. A combinação de dados da atividade neuronal com redes neuronais que têm pela primeira vez a capacidade de descodificar este tipo de dados vai-nos permitir saber muito mais sobre o cérebro humano e eventualmente levar à comunicação através apenas do pensamento”.

Até agora, e apesar de este ser apenas o segundo dia de um evento que se prolonga até sexta-feira, a equipa está muito satisfeita com a reação dos alunos à panóplia de atividades. “Estamos a ter muita adesão por parte dos alunos e temos tido um feedback muito bom e as empresas estão a gostar muito da organização e do espaço. Aos workshops também tivemos bastante adesão, temos um por dia e todos se têm prolongado e isso quer dizer, na minha perspetiva, que está a correr bem”, vinca a coordenadora da SET.

Além das palestras, a organização voltou a apostar na Speed Interview, permitindo aos participantes fazer um pitch individual, com duração máxima de 3 minutos, perante um grupo com 3/4 empresas. Os alunos cuja prestação se destaque terão oportunidade de participar no One-to-one, uma segunda fase da Speed Interview onde os participantes se poderão dar a conhecer ainda mais, e de forma exclusiva, a uma empresa.

O último dia do evento, sexta-feira, 18 de março, será dedicado a dar a conhecer as iniciativas dos estudantes. “Vários núcleos do Técnico vêm cá fazer palestras sobre temas importantes para eles, dar a conhecer o que fazem e mostrar aos alunos como podem contribuir para os mesmos”, explica Helena Teixeira.

Por detrás de tudo isto está uma equipa “super motivada”, composta por 44 alunos, que como assegura Helena Teixeira, tem “uma dinâmica incrível” e está já a inspirar uma futura organização. “Já passaram aqui alunos que ao ver este resultado final garantiram-nos que querem muito fazer parte da próxima edição”, partilha Helena Teixeira.