“A partir do momento em que comecei a usar a bicicleta elétrica, entendi que era uma solução de mobilidade fantástica”

A declaração é de um dos utilizadores das bicicletas elétricas e clássicas disponibilizadas à comunidade da Escola pelo Projeto 'U-bike Portugal - Operação Técnico'.

Foi no ano de 2018 que o projeto ‘U-bike Portugal – Operação Técnico‘ começou a disponibilizar um conjunto de bicicletas elétricas e clássicas à comunidade académica do Técnico, promovendo uma mobilidade mais suave e sustentável nas deslocações para os campi. Desde o início do projeto já foram contabilizados milhares de quilómetros nas bicicletas U-bike disponibilizadas aos alunos, professores, investigadores e funcionários, atestando o interesse e a importância deste projeto para a alteração nos modos de deslocação dos membros da comunidade do Técnico, e a adesão à mobilidade em bicicleta.

A experiência de Luís Vieira, aluno de Doutoramento em Engenharia Civil, é demonstradora desse mesmo sucesso. Motivado pela sua experiência positiva enquanto utilizador do projeto U-bike Luís Vieira decidiu investir na aquisição de uma bicicleta elétrica própria, após ter participado entusiasticamente no projeto. “A partir do momento em que comecei a usar a bicicleta elétrica, entendi que era uma solução de mobilidade fantástica. É muito rápida e conveniente para distâncias abaixo dos 8-9 km e não preciso de perder tempo à espera de um sítio para estacionar o carro, nem de estar preocupado com horários de autocarro”, refere o aluno de doutoramento. “Fui com ela para todo o lado, até no comboio para ir de férias ou visitar a família. Quando percebi que o meu período de utilização da U-bike estava a terminar, sabia que fazia todo o sentido comprar uma bicicleta elétrica”, acrescenta Luís Vieira.

Aproveitando o incentivo financeiro do fundo ambiental para a compra da bicicleta, o aluno de doutoramento adquiriu a sua bicicleta e acabou por ajudar a namorada e o irmão a fazerem o mesmo, “mas usando o novo incentivo da câmara de Lisboa”.

Sobre o Projeto U-bike:
Este projeto é apoiado financeiramente pelo Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Adequa-se ao desenvolvimento de estratégias de baixo teor de carbono através da promoção da mobilidade suave no Instituto Superior Técnico, com enfoque na bicicleta, reduzindo o impacto da utilização dos combustíveis fósseis gerados pelas viagens que recorrem ao transporte individual motorizado, de acordo com as estratégias nacionais para a mobilidade sustentável.